Vida & Estilo
20/07/2019 09:00:44, escrita por SERRANOSSA

Mesmo exercício pode ter efeito diferente de manhã e à noite

Resultados de uma mesma atividade podem variar dependendo da hora em que é realizada

Minha Vida

Um mesmo exercício, mas praticado em diferentes momentos no decorrer do seu dia, tem resultados diferentes. É o que apontam pesquisadores da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), em um estudo que revela que o exercício pela manhã acelera o metabolismo enquanto exercícios à noite elevam o gasto de energia pós-treino.

 

Como foi feito o estudo
Os cientistas realizaram testes com camundongos, avaliando o efeito de dos mesmos exercícios feitos no início da fase ativa do animal (que equivale à nossa manhã) e daqueles realizados durante a fase de repouso do animal (correspondente à nossa noite).

 

Resultados
De acordo com a análise, treinos matinais ativam mais as células musculares, tornando-as mais eficazes para metabolizar e, então, queimar açúcar e gordura. Aos pesquisadores, isso pode impactar, principalmente, a rotina de pessoas com obesidade e diabetes. Já treinos noturnos aumentam o gasto energético de todo o corpo, por um período longo de tempo após os treinos.


Alguns estudiosos afirmam que se exercitar pela manhã oferece maior disposição para o restante do dia. Contudo, o estudo dinamarquês em si não diz que necessariamente treinamentos pela manhã são melhores do que aqueles realizados à noite.


Foi concluído apenas que os efeitos de um mesmo exercício são diferentes dependendo do período em que é realizado. Este detalhe pode influenciar no tratamento de quem sofre de doenças metabólicas, de acordo com os autores.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA