Vida & Estilo
30/09/2019 10:00:16, escrita por SERRANOSSA

Xampu a seco: usar muito faz mal?

Muito prático, o xampu a seco é uma solução para quem tem uma rotina corrida

O xampu a seco é uma mão na roda já que inibe a oleosidade, eliminando aquela aparência engordurada dos cabelos sujos ou bastante oleosos sem a necessidade de lavar os fios. O resultado é um efeito transitório de cabelos limpos, com volume e leveza em poucos minutos. No entanto, usá-lo com muita frequência pode prejudicar os cabelos, alerta a dermatologia Joana D’arc Diniz (CRM 52677868/RJ).


“O uso do xampu a seco em algumas situações em que é necessário economizar tempo pode ser uma solução temporária para deixar aparentemente os cabelos limpos, sem molhar. O produto também ajuda quem quer fazer a escova durar mais alguns dias. Saliento, porém, que não deve ser usado frequentemente. Isso porque o xampu a seco pode provocar irritação e lesões no couro cabeludo pelo acúmulo de resíduos”, explica. “Além disso, é importante prestar atenção na hora da aplicação quanto À distância correta a fim de evitar excesso de produto por ponto, o que pode gerar aspecto opaco aos cabelos, retirando excessivamente o brilho, além de dificultar a na hora de pentear dos fios”, ensina – as orientações podem ser conferidas na embalagem do produto.

 

Por que a lavagem é importante
A limpeza clássica é sempre a melhor indicação segundo Joana, pois, além de estimular a circulação sanguínea, realiza uma higiene profunda e completa, removendo todos os resíduos do couro cabeludo às pontas dos fios. Pessoas com problemas de caspa ou feridas no couro cabeludo devem evitar xampus a seco, porque normalmente agrava mo quadro.


No entanto, é válido ressaltar que a hidratação dos cabelos não está relacionada à lavagem. Este processo, a hidrofobicidade, não se dá somente à base de água e, sim da capacidade de retenção da mesma nas fibras capilares e isto é obtido por meio de ativos que possibilitam a retenção de água nas fibras. Por isso, para se ter cabelos saudáveis, a lavagem convencional e constante é essencial para remover todas as impurezas e controlar a proliferação de fungos e bactérias, que são inerentes e absorvidas no dia no dia.


DICAS DE USO

• Escolha o xampu a seco conforme o seu tipo de cabelo – existem no mercado inclusive opções com pigmento que proporcionam uma tonalização temporária.

• Aplique o produto nas áreas onde a oleosidade é mais intensa e aparente, como nas laterais da cabeça ou na área da franja. 

• Agite a lata do produto por alguns segundos antes do uso.

• Divida o cabelo em mechas e aplique o produto nos fios a uma distancia média de 30cm.

• Deixe o produto agir por alguns instantes, em seguida massageie o couro cabeludo para que o produto se espalhe. Escove os cabelos para remover o excesso de produto nos fios.



O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.



Curta o SERRANOSSA