Vida & Estilo
13/03/2020 10:52:37, escrita por SERRANOSSA

Nutrição e Metabolismo, por Ana Carolina Pio da Silva - UCS

O estilo de vida contemporâneo tem como uma de suas características o aumento do consumo de alimentos e também dos produtos ultraprocessados. Da mesma forma, a população tem diminuído a prática de exercícios físicos. Essa tendência tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças associadas.


Foto: Freepik


 

No contexto das práticas alimentares, sabemos que consumimos alimentos como parte dos processos metabólicos, para nos mantermos vivos, como fonte de energia e por questões orgânicas.

Dessa forma, uma nutrição equilibrada e adequada, em qualidade e quantidade, é parte fundamental para o equilíbrio fisiológico. Alterações do metabolismo, originárias dessas mudanças de comportamento, podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas e outras relacionadas ao estilo de vida e alimentação.


O entendimento sobre as  melhores e mais adequadas escolhas alimentares é base para a prevenção e tratamento dessas doenças.  Nesse cenário, o nutricionista é o profissional apto a conduzir e orientar os indivíduos sobre as escolhas adequadas.


Muito se tem falado, nas mídias, sobre mitos, dietas e alimentos “mágicos” com promessas que vão desde a redução de peso até a cura de doenças ou situações metabólicas. Entretanto, somente a avaliação individualizada por um nutricionista pode contribuir, efetivamente, no tratamento ou prevenção de problemas metabólicos e clínicos. Com isso, o aperfeiçoamento e atualização do profissional da nutrição é uma necessidade constante, em função das demandas relacionadas ao estilo de vida, necessidades biológicas e nutricionais.
 


Especialização na UCS

Aos profissionais da Nutrição que desejam se aperfeiçoar no assunto, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS/Carvi), em Bento Gonçalves está ofertando o curso de especialização em Nutrição Clínica e Metabolismo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas no link: www.ucs.br/site/especializacao/. 


Ana Carolina Pio da Silva é professora do curso de Nutrição da UCS




Curta o SERRANOSSA