Vida & Estilo
19/06/2020 13:57:07, escrita por SERRANOSSA

Confira 5 dicas para deixar sua casa mais aconchegante nesta quarentena

Gabriela Cortes Austria – Professora coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS Bento.

Caroline Cancaro - Arquiteta especialista em Design de Interiores, convidada como ministrante de atividades de extensão da UCS.

A nossa casa nunca foi tão importante quanto agora, não é mesmo? Estamos vivendo intensamente nossos lares, que se transformaram em escritórios, playgrounds, academias, lugares de descanso e de intensas atividades. Por isso, precisamos dar ainda mais atenção aos espaços onde vivemos. Deixá-los mais aconchegantes tornou-se uma necessidade primordial durante esse período tão atípico. A seguir, apresentamos 5 dicas fáceis, práticas e de baixo custo para fazer uma diferença significativa na sua casa. 

A primeira dica é trocar as lâmpadas, principalmente dos quartos e sala, por lâmpadas com temperatura de cor quente. Luzes com tons amarelados trazem uma sensação mais agradável ao nosso corpo. À noite, quando nosso organismo está se preparando para descansar, as luzes brancas não permitem que os hormônios do sono sejam ativados. Assim, as luzes amarelas são ideais para colocarmos nas luminárias dos espaços de permanência, como a sala e os quartos. 

Trazer verdes para dentro de casa é a segunda dica para deixarmos os ambientes mais aconchegantes. Plantas são essenciais ao nosso bem-estar. Por isso, tenha cantos verdes, mesmo se você mora em apartamento. Se não tem muita experiência de cuidado com elas, para começar, escolha espécies que não precisam de muita rega, como as suculentas e os cactos. Se a sua casa não recebe muita luminosidade natural, opte por espécies que se adaptem bem à sombra, como o Lírio-da-Paz e o Bambu da Sorte. Coloque vasos de plantas na sala, cozinha e até no banheiro; o importante é espalhá-las pela casa! 

A terceira dica é: coloque um tapete bem legal na sua sala! Parece uma dica óbvia demais, mas um tapete pode transformar a sensação de ficarmos na nossa sala de TV. O ideal é escolher um modelo que seja maior do que o sofá para trazer amplitude ao espaço. Tapetes podem ser de tramas naturais ou sintéticas. Escolha o modelo que combine mais com a sua decoração e aproveite para se jogar no chão confortavelmente quando sentir vontade. 

Pintar alguma parede da sua casa é a quarta dica. A pintura decorativa traz personalidade ao ambiente e sensação de acolhimento para quem está nele. Escolha para isso uma tinta acrílica acetinada, pois ela tem um brilho sutil e não marca tanto quanto a tinta fosca se for preciso limpar algum risco ou batida. Antes de fazer a pintura no local escolhido, teste a cor imaginada em um pequeno pedaço da parede e analise à luz do dia para não ter surpresas com os tons. Depois, forre o chão, tire a poeira da parede, lixe alguma imperfeição, proteja os cantos com fita crepe e mãos à obra! 

A quinta e última dica para deixar seu lar mais aconchegante é o uso de mantas e almofadas tanto na cama quanto no sofá. Almofadas são uma forma simples, econômica e pouco comprometedora de colocar cor nos ambientes. Já as mantas podem disfarçar as imperfeições de um sofá mais usado ou antigo. De qualquer forma, ambos os acessórios deixam o móvel mais gostoso para se jogar confortavelmente. Esperamos que, com essas dicas, tenhamos lhe ajudado a deixar sua casa mais agradável tanto durante a quarentena quanto depois dela e que o seu lar conte belas histórias a partir dessas mudanças!


 




Curta o SERRANOSSA