Nova chance de mostrar solidariedade

Mais uma vez a comunidade bento-gonçalvense tem a chance de demonstrar a sua solidariedade. Quem precisa de ajuda é o operador de máquinas Bruno Dendena, de 21 anos, que recentemente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e necessita de transfusão se sangue do tipo A+. A secretaria de Saúde disponibiliza transporte até o Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) onde são feitas as doações de sangue. 

Dendena descobriu a doença após notar uma série de manchas na pele. Em um primeiro momento, desconfiou que pudesse ser um tipo de alergia ao medicamento que estava tomando após ter fraturado o pé em um acidente de trabalho. Entretanto, mesmo com a troca da medicação, os sintomas persistiam. “Foi então que lembrei que mesmo antes do acidente, havia uma mancha na coxa. Não dei muita importância, pois achei que fosse uma reação a algum alimento”, conta.

Ele está internado no Hospital Tacchini desde o dia 8 de julho, quando uma dor de garganta o fez novamente procurar atendimento médico. Na ocasião, ao mostrar as manchas durante a consulta, a internação foi solicitada devido à suspeita de que poderia se tratar de leucemia. A confirmação da doença veio no dia seguinte, após exame de sangue. O jovem já realiza tratamento para a doença, que inclui quimioterapia e medicação. Devido à baixa imunidade, ele está em uma área isolada e não pode receber visitas. Segundo Dendena, não está descartada, no futuro, a necessidade de realização de um transplante de medula.

Leucemia mieloide aguda

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, tecido mole que fica dentro dos ossos e ajuda a formar células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças. As pessoas com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea, que crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A doença agrava-se em um curto intervalo de tempo. A medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA se tornam mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.

Fonte: www.minhavida.com.br e Instituto Nacional do Câncer (Inca)


Bruno Basso

Outro caso parecido e que também despertou a solidariedade na comunidade bento-gonçalvense foi o do garoto Bruno Basso, hoje com 18 anos, e curado da leucemia. Em setembro de 2010, passou por uma cirurgia de transplante de medula óssea a partir de cordão umbilical, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No dia 2 de abril de 2007, descobriu que tinha a doença quando apresentou sintomas de fraqueza e sangramento no nariz após chegar da escola.

 
Como doar

As doações de sangue para Dendena devem ser feitas no Hemocentro de Caxias do Sul. Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Unidade Central de Saúde, pelos telefones 3452 1868 ou 3454 5692, e falar com Lisiane. A secretaria municipal de Saúde disponibiliza transporte mediante agendamento. As idas a Caxias do Sul ocorrem nas segundas e quartas, às 13h30, e nas sextas e sábados, às 7h30

 
Fique de olho

Para doar é preciso

*Apresentar documento oficial de identidade com foto;

*Estar bem de saúde;

*Ter entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;

*Pesar mais de 50 Kg;

*Não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);


Impedimento para doar

*Febre, gripe ou resfriado;

*Gravidez e pós-parto (90 dias, normal e 180, cesariana);

*Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

*Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação;

*Ter recebido transfusão de sangue em menos de um ano;

*Ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;

*Hepatite após os 10 anos;

*Uso de drogas injetáveis;

*Malária.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA