Nova faixa seletiva depende de obras do PAC

Mais de dois meses após derrubar a liminar que impedia a expansão das faixas seletivas na área central, a prefeitura ainda não colocou em vigor a terceira etapa do projeto, que previa a remoção de vagas de estacionamento para implantação de uma pista exclusiva do transporte coletivo na Saldanha Marinho. Mesmo assim – embora surjam rumores de que o desgaste junto a lojistas contrários à proposta pudesse ter feito o Poder Público recuar –, a administração garante que o avanço está confirmado.

O que pode mudar, como já noticiado pelo SERRANOSSA no final do mês de março, é a escolha da via que receberá a nova fase. A definição depende do andamento das obras do pacote de mobilidade urbana que terá investimentos de mais de R$ 50 milhões em intervenções na cidade, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2): se conseguir agilizar nos próximos meses o asfaltamento das ruas Vitória, Estefânia Pasquali Éder e Dom José Barea, que unem a Cidade Alta ao Centro, o Executivo deve optar por uma nova alternativa para a rota de ônibus urbanos. 

Com a alteração, todos os coletivos que passam pelo terminal não entrariam mais à direita na Saldanha Marinho, mas uma quadra antes, na General Osório, que passaria a ter parte da pista com o sentido invertido. Na Saldanha Marinho, entretanto, a previsão de remoção de estacionamento permaneceria, mas para alargamento de calçadas.

As obras do PAC ainda aguardam liberação da Caixa para a abertura de licitação, o que deve ficar para o segundo semestre. Até lá, a prefeitura avaliará a possibilidade de que as faixas seletivas já instaladas nas ruas Barão do Rio Branco e Júlio de Castilhos tornem-se pistas para o tráfego geral de veículos no horário das 19h às 6h, período oposto ao da circulação exclusiva em que, atualmente, elas voltam a receber estacionamentos.  “Para melhorar a nossa situação viária, é essencial que a gente coloque aquela pista à disposição dos demais motoristas. Vamos chegar, inevitavelmente, à conclusão que aumentar uma pista vai ser melhor para o trânsito”, afirma o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro.

Segundo Moro, as restrições de circulação na avenida Osvaldo Aranha e na rua Guilherme Fasolo deverão ocorrer em setembro. Nestes casos, as faixas seletivas funcionarão apenas em horários considerados de pico, das 6h às 8h30 e entre as 17h30 e 19h30. 


Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

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