Nova penitenciária: cinco tentativas de arremesso de ilícitos flagradas em 20 dias
Na última segunda-feira, dia 11, por volta das 21h30, agentes penitenciários de plantão na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, após ronda externa, apreenderam um pacote contendo dois tabletes de maconha, três aparelhos celulares e três carregadores de celular. O material foi encaminhado para registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A pessoa que arremessou o pacote não foi localizada.
Foi a quinta tentativa interceptada pelos agentes em 20 dias – em nenhum dos casos quem atirou os materiais foi identificado ou preso. “Nos casos envolvendo detentas que estavam sendo transferidas e foram flagradas tentando entrar com celulares escondidos nas partes íntimas foi aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) por meio da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) para apurar o fato. Em relação aos materiais arremessados no pátio, reforçamos a segurança e ampliamos as rondas até que seja instalada uma tela tal qual ocorreu no antigo presídio”, comenta o diretor da penitenciária, Volnei Zago.
Outros casos
Na madrugada do último dia 24, por volta da 1h, um agente avistou embrulhos que haviam sido arremessados de fora. Em três garrafas pet de dois litros e em dois embrulhos menores, os agentes encontraram 21 celulares com bateria, 10 carregadores, dois fones de ouvido e 39 chips. O material foi recolhido e entregue à Polícia Civil.
No dia 30, duas apenadas foram flagradas tentando entrar com celulares escondidos nas partes íntimas. O fato foi descoberto durante exame no scanner corporal, após a transferência das mulheres do antigo Presídio. No mesmo dia, uma ação integrada da Brigada Militar, dos agentes do plantão e do setor de Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) flagraram arremesso de materiais ilícitos lançados por cima do muro na lateral da galeria A da casa prisional. Os pacotes continham oito celulares, cinco chips e cinco carregadores.
Por volta das 23h30 do dia 31, um servidor ouviu barulhos próximo à galeria B, onde mulheres cumprem pena no regime fechado. Na inspeção do local, foram encontrados objetos que haviam sido arremessados, entre eles 15 celulares, dez carregadores, dois fones de ouvido, 30 metros aproximadamente de linha de pesca e quatro anzóis.