Nova ponte sobre o Rio das Antas entre Bento e Veranópolis

DNIT estuda uma nova ponte sobre o Rio das Antas na BR-470, para substituir a Ponte Ernesto Dornelles

Nova ponte sobre o Rio das Antas entre Bento e Veranópolis.
DNIT deve concluir o estudo de viabilidade da nova ponte do Rio das Antas até julho. Imagens: DNIT.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estuda a construção de uma nova ponte entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na BR-470, para substituir a Ponte Ernesto Dornelles — também conhecida como Ponte do Rio das Antas. A estrutura atual, com 72 anos, foi inaugurada em 31 de agosto de 1952 e é considerada uma das maiores do mundo em seu seu formato estrutural, com dois arcos paralelos e um vão livre de 186 metros.

A nova ponte sobre o Rio das Antas

A nova ponte está sendo planejada com traçado diagonal, pois esse formato oferece melhor geometria e pode reduzir a força da água sobre a estrutura — especialmente em períodos de cheia. O projeto prevê duas cabeceiras e dois pilares. A próxima etapa envolve sondagens, detalhamento técnico, elaboração do projeto e definição do orçamento. A expectativa do DNIT é concluir o estudo de viabilidade até julho.

Obras na BR-470 seguem avançando

A proposta da nova ponte surge em meio a um amplo processo de recuperação da BR-470. Passado pouco mais de um ano dos 94 deslizamentos de terra causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, a rodovia passa por uma reconstrução em larga escala.

Atualmente, 33 frentes de trabalho operam simultaneamente ao longo da estrada, com cerca de 700 trabalhadores e 400 máquinas em operação. As intervenções foram divididas em oito lotes e estão sendo executadas por cinco empresas contratadas.

Segundo o DNIT, R$ 200 milhões já foram investidos nas obras, e outros R$ 700 milhões estão previstos nos contratos vigentes. Um terço dos trabalhos planejados já foi concluído, e a previsão é de que a restauração total da BR-470 ocorra até 2026.

Dois viadutos estão sendo construídos pelo DNIT nos quilômetros 192 e 193 da rodovia, em trechos de curvas que foram totalmente destruídos pelos deslizamentos. As Obras de Arte Especiais (OAEs) terão 85 e 96 metros de extensão, respectivamente. Em altura, o viaduto do km 192 terá 15 metros, e o do km 193, 17 metros. O investimento de aproximadamente R$ 52,3 milhões.

Viadutos em construção na BR-470.
Viadutos em construção nos quilômetros 192 e 193 da BR-470.

Horários de comboio na BR-470 (Serra das Antas – segunda a sábado)

Bento Gonçalves → VeranópolisVeranópolis → Bento Gonçalves
6h às 6h30min7h às 7h30min
8h às 8h30min9h às 9h30min
10h às 10h30min11h às 11h30min
12h às 12h30min13h às 13h30min
14h às 14h30min15h às 15h30min
16h às 16h30min17h às 17h30min
18h às 18h30min19h às 19h30min
20h às 20h30min21h às 21h30min
22h às 22h30min
🕐 Diariamente, das 23h às 6h: BLOQUEIO TOTAL entre o km 185 (Belvedere do Espigão – Veranópolis) e o km 202 (Vinícola Canielli – Bento Gonçalves). Após as 6h, o sistema de comboio é retomado.
🛑 Domingos: tráfego em sistema de “PARE E SIGA” em toda a rodovia.
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