Nova sede da Gota d’água será inaugurada em abril

Um gesto de solidariedade está se tornando realidade após dois anos. A nova sede da Associação Gota d’água, que atende crianças e adultos portadores de autismo no município será inaugurada no dia 2 de abril, Dia Mundial do Autista.

A parte estrutural da casa será finalizada ainda em fevereiro, sendo necessário realizar o ajardinamento e a colocação dos móveis. “Iremos nos mudar, mesmo se não tiver luz, água ou os móveis. O fato de não ter mais que pagar aluguel já é uma vitória”, comemora Anita Smalti, uma das fundadoras da Associação.

A nova sede foi construída graças ao esforço da construtora Poletto, Fiema e Rotary São Francisco. “Em 2010, a construtora completou 30 anos de fundação. Pensamos em não realizar uma grande festa para comemorar e sim investir em uma ação social. Estávamos ainda elaborando um projeto, quando fomos procurados pela Proamb, para sermos parceiros na construção de uma casa sustentável, que seria montada na Fiema, daquele ano. Abraçamos a ideia e propusemos que ela fosse doada, após o término da feira, para ser a nova sede da Associação Gota d’água”, conta o engenheiro Cedamir Poletto.

A prefeitura cedeu o terreno, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, no bairro Planalto. A casa sustentável foi readequada para atender às necessidades da Associação. As madeiras utilizadas na construção são de reflorestamento. Outro benefício da casa é o reaproveitamento da água da chuva, que poderá ser utilizada nos banheiros e no jardim, além de contar com aquecimento solar e janelas amplas para aproveitar a luz do sol. “A casa foi construída voltada para o Norte. No verão ela não irá esquentar muito e no inverno ficará aquecida. Nossa intenção é diminuir a utilização de eletricidade e, assim, economizar”, conta Poletto.

Uma ala anexa foi construída junto à casa, onde será o refeitório, a lavanderia e a brinquedoteca. “Para montar essa ala foi utilizado material de demolição e as janelas foram reaproveitadas de outra construção. O telhado desse local e na frente da moradia é o chamado telhado vivo, onde foram plantadas algumas ervas”, descreve o engenheiro. Ele ainda acrescenta que a intenção é tornar a casa um local de visitação permanente, onde poderão ser repassadas lições sobre sustentabilidade, solidariedade e respeito às diferenças.

A associação 

A Associação Gota d’água foi criada por um grupo de pais e amigos de crianças e adultos autistas, no ano de 2000. Porém, só começou a funcionar em setembro de 2005. No local é oferecido atendimento clínico, reforço pedagógico e assistencial para crianças, jovens e adultos autistas do município, além de prestar assistência e orientação aos pais e familiares dos associados.

Estrutura

A nova sede terá dois andares, além de contar com a ala anexa e espaço externo, onde futuramente será construída uma piscina térmica para realizar sessões de fisioterapia, uma horta ecológica e playground para os pacientes. Com espaço maior e mais adequado, a Associação pretende ampliar o número de atendimento a pessoas autistas.

Para tornar esse sonho concreto é necessária a doação de parte do mobiliário que será utilizado no local, alguns objetos serão reaproveitados da Associação, outros precisarão  ser construídos para ter maior aproveitamento do espaço. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV), já realizou a medição e busca parceiros para doar parte do mobiliário necessário.

O que é autismo

Autismo é um distúrbio de desenvolvimento que normalmente surge nos primeiros três anos de vida e atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Entre os principais sintomas está a ausência de contato visual, resistência às mudanças, uso inapropriado de objetos e dificuldade de compreensão e expressão.

Katiane Cardoso

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa