Nova turma de alunos soldados é apresentada em Bento

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul passou a contar, nos últimos dias, com uma nova turma de alunos soldados. As aulas estão acontecendo no Centro de Treinamento dos Bombeiros da Serra Gaúcha, com sede em Bento Gonçalves, um dos mais qualificados para formação de novos soldados. São 21 alunos que foram aprovados no último concurso do Estado e deverão passar por aulas teóricas e práticas, concluindo a formação em novembro. Eles foram oficialmente apresentados às autoridades e comunidade nesta terça-feira, 08/06.


 

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Bento, Major Márcio Müller Batista, mais de 100 alunos já foram formados no centro de treinamento de Bento. “São três núcleos de treinamento no RS, um em Porto Alegre, um em Santa Cruz e, outro em Bento. Aqui temos uma estrutura pensada e montada para formação de novos soldados, com alojamento, refeitório, salas de aula, pista de treinamento de altura, com torre, casa de fumaça para treinamento de combate a incêndio e túneis para treinamento de resgate para locais confinados. Também temos um contêiner simulador de combate incêndio”, citou. 

Os novos soldados serão alocados em diferentes corporações do estado, de acordo com a demanda e a com a nota de cada aluno no concurso. “Conforme a nota, eles podem escolher para onde querem ir”, explicou o Major. 

Questionado sobre a necessidade de manter esses soldados em Bento, o comandante afirma que, atualmente, o município tem uma das melhores guarnições em termo de quantidade de efetivo. “Nas últimas turmas formadas no estado, Bento foi contemplado. Hoje temos 36 militares, entre praças e oficiais, comando, soldados e sargentos”, disse. 


 

O Centro de Treinamento dos Bombeiros da Serra Gaúcha foi inaugurado em 2016 e já formou cinco turmas, além da atual. As aulas são ministradas por seis profissionais capacitados por instrutores do Espírito Santo, com formação específica para treinamento de combate a incêndio, com exercício real de fogo. A partir do curso em Bento, os soldados aprendem sobre atendimentos pré-hospitalares, salvamento em altura, resgate veicular, salvamento aquático, combate a incêndio e outras situações nas quais os soldados prestam atendimento à comunidade. No total, serão 1.600 horas-aula, entre aulas teóricas e práticas.


 

Estiveram presentes na cerimônia de apresentação dos novos soldados o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, o comandante do 3º BPAT de Bento, tenente-coronel Luiz Fernando Becker, o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento, Major Márcio Müller Batista, a representante da secretaria de Segurança de Bento, Maria de Fátima Siqueira, o presidente do Consepro Adriano de Bacco e a representante do Consepro Janete Casagrande.
 

Fotos: Eduarda Bucco
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também