Nova turma de bombeiros inicia curso de formação em Bento Gonçalves
Nesta semana, 30 alunos, dos quais 27 homens e três mulheres, iniciaram as aulas de uma nova turma do curso de formação de bombeiros no Centro de Treinamentos (CT) em Bento Gonçalves – a segunda desde que o espaço foi inaugurado, em junho do ano passado. Os futuros soldados estão no município desde o dia 2 de julho, quando começou a fase de adaptação.
Serão oito meses de preparação, com módulos teóricos e práticos, simulando situações enfrentadas no dia a dia. De acordo com o comandante da corporação, major Sandro Carlos Gonçalves da Silva, a expectativa desde que o CT foi inaugurado é de que pelo menos um aluno possa permanecer no município, entretanto a designação ocorrerá somente após a conclusão da capacitação. “Embora falte efetivo em todo Estado, aqui ainda estamos com um número razoável, apesar de não estar completo”, observa.
Da primeira turma fromada no CT, com aulas iniciadas em novembro de 2016 e concluídas em junho, três soldados permaneceram em Bento Gonçalves. Outro bombeiro, que concluiu a capacitação em Santa Cruz do Sul, também foi designado para aumentar o efetivo do município. Conforme o major, desde o início de julho eles já estão atuando nas atividades operacionais, possibilitando que haja um soldado a mais em cada guarnição. “Embora novos, eles já estão prontos para qualquer atividade e irão adquirir experiência com o tempo”, comenta.
Qualificação
Em agosto, o CT receberá a sua primeira turma na área de qualificação: 30 bombeiros farão o curso de sargento. A duração estimada da capacitação é de seis a oito meses. O major explica que há distorções do número de sargentos entre os quarteis do Estado e está em andamento uma avaliação das necessidades de cada unidade. Antigamente, o bombeiro que concluía a qualificação retornava para a sua corporação de origem, mas a expectativa é que, no caso dessa nova turma, eles sejam direcionados para os municípios onde houver maior necessidade.