Novas eleições serão realizadas em abril em Garibaldi

Normas para a renovação de prefeito e vice no município foram publicadas nesta quinta-feira, 10/02, no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do RS

Foto: Ana Biondo

Diante do afastamento judicial do prefeito eleito em Garibaldi, Alex Carniel, e do vice Sérgio Chesini, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está convocando novas eleições para o município. O pleito está marcado para o dia 03/04, conforme resolução nº 381 publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 10/02.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o juiz de Direito de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, afirmou que, caso haja uma nova decisão do Tribunal Superior Eleitoral – para onde a defesa do prefeito afastado recorreu da decisão de seu afastamento – é possível que Carniel e Sério Chesini ainda retornem ao cargo. “Pode ocorrer a nova eleição, posse e voltar os eleitos em 2020. É uma situação excepcional, diante da possibilidade de recursos”, disse o juiz à rádio.

O juiz ainda informou que o vice-prefeito afastado, Sérgio Chesini, poderá concorrer nesta eleição suplementar, bem como vereadores eleitos. A exceção vale para detentores de cargos em comissão. Os novos candidatos deverão passar por convenção do partido e o último dia para registro é 26 de fevereiro. Já no dia 27 de fevereiro, terá início a campanha dos candidatos.

Atualmente, o prefeito em exercício é o presidente da Câmara de Vereadores, José Bortolini (PDT).