Novas perspectivas ao setor moveleiro gaúcho
Na última quarta-feira, dia 27, o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Ivo Cansan, esteve com o governador do Estado, Tarso Genro, em reunião agendada pelo deputado João Fischer (Fixinha) no Palácio Piratini. O objetivo do encontro foi tratar das reivindicações das empresas moveleiras com relação ao apoio do governo estadual.
Entre as solicitações expostas, o governador acolheu de forma positiva a que se refere à equalização do IPI incidente nos laminados PET. “O governador mostrou-se preocupado com a demanda de reduzir dos atuais 15% para 5% o imposto incidente sobre os laminados PET, dizendo achar a iniciativa justa. Ele prometeu levar este assunto ao Ministério da Fazenda e à Receita Federal”, aponta Cansan.
Quanto às demais reivindicações do setor moveleiro gaúcho, Tarso Genro está disposto a auxiliar, segundo o presidente da Movergs. “O encontro foi muito proveitoso, de maneira geral”, resume. “Quanto às exportações, o governador sinalizou que medidas oficiais serão tomadas quanto à desigualdade cambial”, enfatiza. “Em relação a outras medidas que dependem de decisões do Governo Federal, o governador disse que irá aguardar uma posição oficial e marcará uma nova audiência para analisar quais solicitações foram atendidas e quais as necessidades ainda existentes”, antecipa.
As demais questões, como a ampliação do prazo para pagamento do ICMS e a desoneração de impostos estaduais ou incentivos fiscais que venham a compensar a perda de competitividade causada pelos custos extras de frete devem ser avaliadas pela Assembleia Legislativa, conforme Cansan. “Os projetos que necessitam do conhecimento e análise da Assembleia serão colocadas em pauta, segundo o governador”, conclui Cansan.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br