Novas perucas renovam autoestima de pacientes

Cinco meses depois da publicação da reportagem do SERRANOSSA que abordou a iniciativa de bento-gonçalvenses que doaram mechas de cabelos para a confecção de perucas, os resultados já começaram a renovar a esperança de muitas vítimas de câncer. Isso porque diversas pessoas se inspiraram nas histórias e repetiram o gesto. Foram mais de cem madeixas doadas para a Liga de Combate ao Câncer que foram usadas para a confecção de todos os tipos de perucas e irão beneficiar mais de 350 pacientes. “Faltam palavras para descrever tamanho carinho para com a nossa causa. A renovação de perucas era uma necessidade latente e hoje conseguimos oferecer mais do que bonitas peças, oferecemos uma melhor autoestima para quem as usa”, comemora a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lucia Severo.

De acordo com a Liga, a iniciativa da profissional da beleza Marilia Coser, que ofereceu em seu salão cortes gratuitos para quem quisesse doar, incentivou outros estabelecimentos a aderirem a ideia. “Só a Marilia me trouxe mais de 60 mechas. Depois, outros tantos doaram. O entrelaçar de cada fio de cabelo, que resultou em diversas perucas, mostrou a importância da união das pessoas”, comenta Maria Lucia, explicando que para a confecção de uma peça são necessários pelo menos cinco mechas.

Marilia afirma que iniciou a campanha depois que uma cliente, Tany Piletti, foi até o salão para cortar boa parte dos cabelos e enviar à Liga. “Ela me disse que centenas de mulheres e crianças sofriam muito ao ver seus cabelos caindo e que as perucas melhoravam a autoestima das vítimas e ajudavam no tratamento. Isso me inspirou a incentivar mais pessoas a cortar. O resultado foi incrível e hoje me sinto uma pessoa muito melhor, mais evoluída espiritualmente e feliz por ter feito parte disso”, orgulha-se a profissional.

A presidente da Liga lembra que é importante que as pessoas continuem doando. “Temos consciência da gravidade desta doença que traz, além de problemas físicos, também problemas psicológicos. As perucas amenizam os impactos iniciais. Com o desenvolvimento do tratamento, vem a certeza que é uma situação passageira e que ela volta ao seu estado normal”, diz Maria Lucia.

As novas perucas já estão disponíveis na Liga, e podem ser adaptadas de acordo com o desejo da paciente. “Temos muitos profissionais da beleza que atuam como voluntários realizando tintura e até cortes de acordo com o desejo da beneficiada. Todas também têm manutenção constante, com lavagem e tratamento nos fios”, garante a presidente. No mês que se celebra o Outubro Rosa, que novas mulheres e até homens continuem fazendo o bem e abdicando da vaidade em prol da solidariedade.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também