Novas regras de controle da pandemia passam a valer em Bento

A prefeitura de Bento Gonçalves publicou, na manhã desta terça-feira, 18/05, o novo decreto de enfrentamento à pandemia. O documento revoga todos os decretos anteriores, a fim de fazer valer os novos regramentos estabelecidos pelo governo do Estado, por meio do Sistema 3As.

De modo geral, os novos protocolos não incluem restrições de horários para funcionamento dos estabelecimentos ou fechamento de setores quando houver piora da pandemia.

Entre os protocolos obrigatórios, que devem ser seguidos em todos os setores, está a utilização de máscara, o distanciamento social, a restrição de circulação, lavagem das mãos e manutenção de ambientes arejados.

Também há protocolos específicos para as diferentes atividades. No caso dos bares e restaurantes, por exemplo, a ocupação máxima deve ser de 40%, apenas com clientes sentados e até cinco pessoas por grupo. Está vedada a realização de eventos tipo "happy hour". No caso do comércio, é permitida apenas uma pessoa por 4m² em ambiente aberto e uma por 6m² em ambiente fechado. Também é obrigatória a distribuição de senhas, agendamento ou outras alternativas para evitar aglomerações.

No setor de educação, deve continuar sendo aplicado o ensino híbrido, a fim de respeitar a lotação máxima das salas de aula.

Os demais protocolos específicos para cada atividade podem ser consultados ao fim do decreto do governo estadual, neste link.

Segundo a prefeitura de Bento, os protocolos do Estado serão avaliados em conjunto com a região da Serra Gaúcha para ajustes necessários, de acordo com a situação dos municípios.

Vale ressaltar que, conforme o Sistema 3As, a qualquer momento o Estado pode emitir Avisos no caso de situação de piora da região; Alertas, quando houver uma grave situação de piora ou, ainda, pode realizar Ações, ou seja, interferir nas medidas em vigor pela região, a fim de enfrentar a situação de piora.

Prefeito se reúne com Comitê de Atenção ao Coronavírus

Ainda nesta terça-feira, 18/05, o prefeito de Bento Diogo Siqueira reuniu o Comitê de Atenção ao Coronavírus para analisar a situação da doença na cidade e planejar ações. Na ocasião a secretária de Saúde destacou que a equipe vem monitorando o aumento nos dados de internação e atendimento na UPA. Na segunda-feira, 17/05, foram registrados 361 atendimentos na barraca de pessoas sintomáticas. “Estamos monitorando os dados constantemente e analisando o desenvolvimento da doença, em paralelo já temos equipes organizadas e estamos buscando insumos”, disse.

A equipe do Hospital também relatou um aumento no número de atendimentos e uma velocidade maior nos casos. A UTI voltou a ultrapassar os 100% de ocupação nesta semana.

Sobre o decreto do Estado, o prefeito disse: “Estamos acatando os regramentos estabelecidos pelo Governo do Estado, e vamos continuar analisando os protocolos, e em conjunto com nossa região e posteriormente vamos sugerir alterações. Entendemos que o momento é para avaliar nossos dados de saúde, entender a nova realidade do sistema Estadual e buscar através da autonomia dos municípios estabelecer regras que sejam um equilíbrio nessa retomada de atividades”.

O prefeito destacou que serão intensificadas as ações de fiscalização e conscientização da população para que sigam com os regramentos de prevenção como uso de máscara, álcool gel e distanciamento controlado.