Novela gravada na Serra abordará mundo do vinho

O produto que leva o nome da Serra Gaúcha para o mundo no rótulo deve ter visibilidade multiplicada para milhões de lares brasileiros até o final do ano. Como já anunciado anteriormente, a próxima novela das seis, “Além do Tempo” – que chegou a ter o título provisório de “Encontro marcado” – terá cerca de 60 capítulos gravados em Bento e região, abordando temas como a espiritualidade e cabala, ambientados no mundo vitivinícola, inclusive com enólogos como protagonistas.

A instrução dos profissionais envolvidos na produção de novelas sobre o assunto já iniciou com a personagem Virgínia, da atual trama do mesmo horário. “Sete Vidas” tem uma apreciadora de vinhos, mas a própria atriz que a interpreta tinha certa resistência ao produto brasileiro. “Isso era por pura falta de conhecimento. A Fernanda Rodrigues (foto) visitou a região a nosso convite e saiu daqui encantada”, conta o gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini.   

No feriadão de Páscoa, a global conheceu o processo de elaboração de vinhos, espumantes e sucos de uva, além de degustar e visitar os pontos turísticos da região, acompanhada do marido e da filha. Os elogios e indicações à Serra nos perfis da atriz nas redes sociais foram notícia em diferentes veículos de comunicação. “Essa visita acabou gerando muita visibilidade, ela tem 360 mil seguidores no Instagram”, destaca Bertolini. 

A expectativa é que a próxima novela gere muito mais retorno. Conforme o gerente de promoção adianta, a história iniciará em 1890 e mostrará as primeiras práticas, como a pisa da uva. Nos dias atuais, será ambientada na Serra Gaúcha, e o casal de personagens principais, interpretado por Alinne Moraes e Rafael Cardoso, será de enólogos de duas vinícolas de diferentes portes, cujos cenários serão construídos no Projac, no Rio de Janeiro. 

Algumas cenas, envolvendo safra da uva, já foram gravadas na região no início de março. “A produção da Globo entrou em contato quando estavam no final da gravação de ‘Império’, pois era a mesma equipe. Queriam vir para gravar agora em abril, mas a safra já acabou. Foi uma correria para antecipar a vinda deles para cá, tivemos até que pendurar alguns cachos para representar a colheita”, revela Bertolini. A vinda de grande parte do elenco para gravar na região está prevista para as próximas semanas.

Nesta sexta-feira, dia 10, uma comitiva do Ibravin e da Associação Brasileira de Enologia (ABE), incluindo o enólogo Dirceu Scottá, parte para o Rio de Janeiro para uma qualificação da equipe. Durante quatro dias, 300 profissionais, incluindo os atores, aprenderão sobre vinhos, enologia, degustação e serviço. Não apenas quem atua, mas também quem irá trabalhar na cena precisa ter conhecimento sobre o assunto, para a composição de cenário, por exemplo. 

O resultado esperado é alinhar o conhecimento para todo o Brasil, com um veículo de massa enaltecendo a produção nacional. “Esperamos posicionar o país como produtor. O vinho brasileiro vai estar presente quase todo o tempo e os personagens vão morar no Sul. Com certeza, o consumidor vai ficar com a bebida nacional e a profissão de enólogo na cabeça. Vamos colher os resultados no final do ano”, conclui Bertolini. 


Eventos mundiais

Em palestra sobre o panorama da vitivinicultura brasileira para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs) nesta semana, Diego Bertolini lembrou o retorno para o setor durante a Copa do Mundo de 2014. A exportação de vinhos engarrafados cresceu 76,5% em relação ao ano anterior. Para as Olimpíadas do Rio em 2016, três vinícolas estão na mira da Fifa para produzir o vinho e o espumante oficiais do evento.

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também