Novidades, qualificações e tendências na ExpoAgas

Corredores lotados de supermercadistas em busca de novidades e inovações para oferecer a um consumidor cada vez mais seleto e exigente. Assim se resumem os três dias da 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2014, maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul, que mobilizou milhares de pessoas durante esta semana na Fiergs, em Porto Alegre. Consolidada, a feira atingiu a expectativa inicial de superar os R$ 333,9 milhões em negócios registrados no ano passado e os mais de 38 mil visitantes. Os dados oficiais devem ser apresentados na próxima semana.

Mais de 800 lançamentos foram expostos na feira. Os destaques ficaram a cargo das empresas que criaram produtos sem lactose e integrais, que têm tido aumento constante na procura. De Bento Gonçalves, a Orquídea apresentou biscoitos e massas integrais e manteve seu estande lotado durante os três dias. A Tecnovin lançou a marca Benne, que consiste em sucos com duas ou mais frutas. A Aurora buscou fortalecer ainda mais a marca, dando destaque aos vinhos e espumantes premiados. Já a Bertolini e a Tedesco Sistemas de Armazenagem também apostaram em suas tradições de qualidade para alavancar o número de clientes. 

O evento atraiu também outros setores do comércio, como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias, petshops, entre outros. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o empresário de Bento Gonçalves Antônio Cesa Longo, destacou que todos buscam novidades, condições especiais de pagamento, tendências de mercado, qualificação profissional e novas parcerias. “Hoje, o supermercadista divide uma loja em diversos pequenos negócios, transformando a sua empresa em um centro de conveniência”, aponta. A ExpoAgas ainda ofereceu diversos cursos e visitas técnicas, palestras e workshops.


50 minutos de reivindicações

Na abertura oficial do evento, na terça-feira, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, fez jus ao seu sobrenome e discursou por 50 minutos diante de lideranças, políticos, supermercadistas e convidados. Como é de praxe, fez críticas e elogios aos governos e cobrou soluções para questões do setor supermercadista e para a sociedade em geral. Iniciou o discurso pedindo aos empresários que valorizem os produtos do Brasil, embora saiba que as “ofertas de importados sejam tentadoras”. Também repetiu as críticas ao imbróglio tributário e às novas obrigações fiscais que, segundo ele, “emperram a igualdade de concorrência e o desenvolvimento do país”. Por outro lado, elogiou a adequação da tributação e as mudanças do Supersimples. 

O empresário também contestou que o Rio Grande do Sul tenha a cesta básica mais alta do país. “Nós temos mais itens e, se as cestas não têm a mesma composição, não se pode estabelecer comparação entre elas”, afirmou. Outro apontamento que chamou atenção e arrancou aplausos da plateia foi a crítica ao seguro-desemprego. “Sofremos na pele o modismo de uma geração ‘Nem Nem’, que nem estuda e nem trabalha e na qual cerca de 60 mil jovens da região metropolitana estão enquadrados. O governo já gastou R$ 45 bilhões com o seguro-desemprego e isso nos preocupa. Hoje não conseguimos formar um profissional antes dos 18 anos, já que os melhores colaboradores são destacados para o Serviço Militar Obrigatório. Deixemos que os jovens que sonham com a carreira militar tenham a liberdade de seguir este caminho. Não precisamos de um alistamento militar obrigatório”, destacou. Em ano de eleições, o presidente também chamou a atenção dos legisladores para que evitem a aprovação de projetos apenas por estratégia política.

Carisma de Michelon marca homenagem

Quando o empresário bento-gonçalvense Moysés Michelon subiu ao palco para receber o troféu de Supermercadista Honorário, reconhecimento dado para quem contribuiu para o desenvolvimento do setor, ninguém esperava que aquele senhor fosse dotado de tamanho orgulho e alegria. Em poucos minutos, ele relatou sua trajetória na fábrica de biscoitos Isabela e também contou como ajudou a promover encontros de supermercadistas em Bento Gonçalves. “Quando propus que os empresários se reunissem, muitos devem ter pensado: ‘o que é que aquele gringo está pensando?’. Mas acabou sendo um sucesso e o encontro foi repetido em outros anos. Crescemos juntos, o fornecedor e supermercadista, e lado a lado somos mais fortes”, afirmou. “Ser lembrado pela Agas e ser distinguido com essa medalha nos envaidece muito. Guardarei no meu coração essa relação de amizade que transcende as relações comerciais”, completou. Ao sair do espaço destinado ao discurso, pediu ajuda para descer e, inesperadamente, voltou ao microfone e disse: “a melhor idade é um problema”, arrancando risos e aplausos do público.

Reportagem: Raquel Konrad


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