Novo comandante assume 3º BPAT

O capitão Flávio Alberto Martins assumiu na última segunda-feira, dia 6, o comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) em Bento Gonçalves. Ele atuará no lugar do major José Paulo Ianke Marinho, que assumiu um cargo no Gabinete Militar da presidência da Assembleia Legislativa, junto ao deputado Alexandre Postal (PMDB) em Porto Alegre, no dia 31 de janeiro. 

Martins atuava como chefe da 1ª, 2ª e 3ª seções do 1º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (1º BPAT), em Gramado. Iniciou a carreira na Brigada Militar, em Erechim, com 21 anos. Em 25 anos de trabalho na Brigada Militar, dos quais 12 como capitão, já comandou pelotões em Caxias do Sul, Gramado, Canela e nas seções Logística e Administrativa do Presídio Central de Porto Alegre. Possui diversos cursos e pós-graduações voltados para a área de segurança pública.

Em entrevista ao SERRANOSSA, ele destaca que a ênfase do seu comando será no combate ao tráfico de entorpecentes e no policiamento comunitário. Outra meta é o incentivo à realização Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Confira a entrevista:

SERRANOSSA: Qual será o foco do seu trabalho, frente ao 3º BPAT?

Capitão Flávio Alberto Martins: Pretendo dar ênfase no trabalho de inteligência policial, buscando dar continuidade aos trabalhos já realizados em conjunto com a Polícia Civil. Em especial, ao combate ao tráfico de entorpecentes, raiz de muitos casos de criminalidade. Por estarmos próximos de cidades como Caxias e Farroupilha, poderemos nos associar aos demais órgãos de segurança para a realização de um trabalho mais amplo e com maior benefício à comunidade. Outro objetivo é dar continuidade ao policiamento comunitário e ao Proerd. Já realizei um estudo sobre as estatísticas do município e estarei, junto aos demais comandantes das companhias do Batalhão, traçando uma estratégia de atuação que vise coibir a prática de crimes.

SERRANOSSA: Qual o principal desafio da nova função?

Capitão: É manter o bom trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo major Marinho, por ele ser bem integrado com a comunidade e com grande conhecimento político. Pretendo, neste primeiro momento, realizar algumas visitas a lideranças da cidade, para que possamos nos conhecer.

SERRANOSSA: O senhor está na expectativa de ser promovido a major, já sabe quando isso irá acontecer?

Capitão: A perspectiva é para que seja em abril, mas poderá acontecer em novembro. Dentro do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra) eu sou a pessoa que há mais tempo exerce a função de capitão. O tempo de serviço é um dos critérios indicativos de promoção. Além disso, tenho curso que me habilita à função de major e entendo que o convite para comandar um Batalhão, com grande representatividade dentro do CRPO/Serra, como o 3º BPAT, além de uma grande responsabilidade, é mais um sinal de promoção.

SERRANOSSA: Existe alguma definição quanto à vinda de uma turma de soldados a ser formada no 3º BPAT?

Capitão: Ainda não foi definida se a formação será de forma centralizada nas escolas, ou em batalhões do Estado. Estamos preparados para receber os novos alunos. Já foram realizadas algumas das reformas apontadas durante a visita técnica, no ano passado. Estamos aguardando a decisão do comando da Brigada Militar.

Katiane Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa