Novo pároco será apresentado neste domingo
A responsabilidade é grande: além da missão vocacional de oferecer paz espiritual, seguir os preceitos da igreja católica e angariar mais fiéis, o novo pároco da paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, deve seguir os passos de um antecessor muito querido pela comunidade e administrar as atividades paroquiais das quase 30 comunidades abrangidas. Quem assume a meta, a partir deste final de semana, é o padre Ricardo Fontana.
Depois de três anos à frente da Paróquia Mãe de Deus, de Carlos Barbosa, o sacerdote foi convocado pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni para assumir o título em Bento Gonçalves. Izidoro Bigolin, que ocupava o posto até então, foi transferido para Caxias do Sul após 30 anos. A ordem previa como sucessor Adelar Baruffi, também padre da paróquia, mas este foi nomeado bispo de Cruz Alta no último mês de dezembro. Confiante, Fontana avalia como positivo o trabalho que acaba de encerrar e encara o próximo como uma grande responsabilidade. “É uma cidade grande, com várias comunidades e um santuário. Sinto um temor e um tremor”, admite, bem-humorado. “Vou seguir o trabalho de duas figuras, em uma paróquia que forma lideranças há mais de cem anos. É um grande desafio”, prevê.
Mais que a função de administrar a paróquia, ele vê como principal meta difundir a espiritualidade. “A estruturação da instituição já está bem fundamentada, quero aprofundar a área espiritual. As pessoas vão à igreja buscando conforto, querem se encontrar com Deus com uma palavra fundamentada. Já passou o tempo em que as pessoas iam ao templo por pressão ou tradição, elas querem preencher um vazio espiritual, buscam sentido para suas vidas”, reforça o pároco.
Trabalhar em uma época de grande pluralidade social e religiosa é considerado por ele um dos grandes desafios a serem trabalhados na cidade. “Precisamos oferecer mais a acolhida e respeitar as opções pessoais de cada um, cada ser é único. Quero seguir a linha do Papa Francisco, que prega que a igreja é mãe, acolhe e consola os filhos”, afirma Fontana. Ele admite a perda de público que a religião tem tido nos últimos anos e mira nos pobres e nos jovens a necessidade de captação. “Temos que nos perguntar por que as pessoas estão migrando para outras religiões”, conclui.
Currículo
Ricardo Fontana tem 43 anos, é natural de São Marcos e foi ordenado padre em 1998, em Flores da Cunha. É bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, especialista em Formação de Educadores e mestre em Teologia Sistemática. Além da atuação em Carlos Barbosa, já trabalhou como formador em Ana Rech e como vigário na Catedral de Caxias do Sul.
Missa de apresentação
A missa de apresentação da nova equipe paroquial será neste domingo, dia 15, às 8h30, na igreja Santo Antônio. O quadro é composto ainda pelo padre Lucas Antônio Mazzochini, vindo de Caxias do Sul, irmã Lidia Villani e o padre Marciano Petrykowski, já atuante na paróquia.
Bispo
A celebração da ordenação episcopal do padre Adelar Baruffi, nomeado bispo de Cruz Alta, será no dia 7 de março, às 9h30, na igreja Santo Antônio.
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.