Novo transbordo deve iniciar em breve
Um impasse que se arrasta há anos em Bento Gonçalves está próximo do fim: a instalação de um novo transbordo para armazenar adequadamente os resíduos oriundos da coleta regular para posterior transferência para Minas do Leão. Ao menos é o que garante o secretário municipal do Meio Ambiente, AlvoryViccari. Segundo ele, a licença para que o novo transbordo possa operar deve ser concedida nos próximos dias. “Assim que tivermos o licenciamento, já fazemos a transferência para o novo espaço”, promete.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deu prazo para que o atual transbordo encerre as atividades até o dia 5 de junho, em função da falta de licenciamento ambiental. Até lá, Viccari acredita que o novo espaço já possa estar em funcionamento. Segundo ele, algumas pendências ainda precisavam ser resolvidas antes que a documentação fosse encaminhada para que a Fepam conceda o aval para o funcionamento do novo transbordo. “Precisávamos de um responsável técnico, o que já conseguimos”, comenta.
O transbordo tem como principal finalidade acumular os resíduos recolhidos por caminhões coletores de pequeno porte para posterior embarque em caminhões maiores e transporte aos locais adequados. O novo espaço está situado na Estrada da Vindima, no bairro Pomarosa, distante 700 metros do atual, instalado em 2003. O projeto começou a ser elaborado ainda em 2006, mas até sair do papel enfrentou problemas com o processo licitatório e atos de vandalismo.
Reportagem: Carina Furlanetto
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA