Novo transbordo deve ser inaugurado em até 60 dias

Há anos a comunidade de Bento Gonçalves espera pela instalação de um novo transbordo que possa armazenar adequadamente os resíduos oriundos da coleta regular para posterior transferência até a cidade de Minas do Leão. Parte da estrutura já foi erguida, mas, antes de entrar em funcionamento, é necessária a abertura de um novo acesso. O secretário adjunto Delarci Martins de Lima, que assume a titularidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smmam) enquanto Adriano Nunes está de licença médica, comenta que a intenção é acelerar os trabalhos para inauguração em até 60 dias. “O acesso atual é muito elevado, o que dificulta a entrada dos caminhões”, explica. 

A obra está situada na Estrada da Vindima, no bairro Pomarosa, distante 700 metros do atual transbordo. O projeto começou a ser elaborado ainda em 2006, mas até sair do papel enfrentou problemas com o processo licitatório e atos de vandalismo. O atual transbordo foi instalado em 2003 e apresenta problemas de adequação às normas ambientais previstas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de trazer transtornos como barulho, mau cheiro e insetos para as famílias que residem a poucos metros do depósito.

Espaço para reciclagens

Assim que o novo transbordo estiver inaugurado, a Smmam deve iniciar os trabalhos para construção de um pavilhão único para abrigar as associações de reciclagem. “A qualidade de vida dos recicladores vai mudar”, garante. Parte do maquinário que deve ser instalado no local será custeado com verba federal. Lima destaca ainda que serão necessárias medidas mais intensas para impedir o recolhimento de material reciclado na área central, os chamados atravessadores clandestinos. No ano passado, a prefeitura chegou a dar prazo até junho para que os catadores atuassem no município, entretanto esse tipo de coleta continua acontecendo. A denúncia foi feita pelo SERRANOSSA em janeiro.  “É o caso de passar a multar as empresas que não se adequarem”, projeta Lima.

Função

O transbordo tem como principal finalidade acumular os resíduos recolhidos por caminhões coletores de pequeno porte para posterior embarque em veículos maiores e transporte aos locais adequados.

Carina Furlanetto

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa