Novo Trevo da Telasul sem prazos e recursos
Apesar de a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Seinfra) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) terem apresentado, na última semana, a proposta de reformulação do entroncamento da RSC-470 com RSC-453, no trecho conhecido como “Trevo da Telasul”, o projeto ainda está envolto em incertezas. Com custo previsto de até R$ 35 milhões, o empreendimento terá duas alças de pista: uma delas, de 364 metros, para quem segue no sentido Bento Gonçalves – Farroupilha, e a outra, com 300 metros, que cruzará a RSC-470 no sentido Farroupilha – Carlos Barbosa.Apesar da divulgação de que o projeto pode ser licitado ainda em dezembro, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou, nesta semana, que o planejamento ainda está sendo finalizado pela empresa Magna Engenharia. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o valor da obra e os prazos não podem ser confirmados neste momento.
Promessa repetida
Em passagem por Bento Gonçalves, ainda em janeiro de 2014, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, garantiu a construção do viaduto no entroncamento da RSC-470 com a RSC-453. Na época, a promessa era de que o projeto estaria pronto até o mês de maio e de que as obras teriam início ainda neste ano, o que não irá ocorrer. O valor informado na ocasião também foi de R$ 35 milhões.
Reivindicação
A reformulação do Trevo da Telasul foi uma das bandeiras da campanha “Chega de Promessas. Sem estradas a Serra para”, promovida no começo do ano pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra). Antes disso, em julho de 2013, um grupo de aproximadamente 100 pessoas também realizou uma manifestação no local, pedindo a construção de um viaduto. Com cartazes e faixas, os cidadãos demonstravam a insatisfação com relação à anunciada possibilidade de instalação, na época, de apenas uma nova rotatória, o que, segundo eles, não solucionaria os problemas de constantes acidentes naquela área.
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.