Novos horários de tráfego na BR-470, entre Bento e Veranópolis
De acordo com a PRF, a liberação do tráfego passa a ser realizada no sistema de comboio
A partir desta quinta-feira, 08/08, estão valendo mudanças no tráfego pela BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. O trecho entre os quilômetros 185 e 202 da rodovia foi afetado por cerca de 100 deslizamentos de terra e ao menos oitos pontos foram completamente destruídos na tragédia climática que atingiu a região entre abril e maio. A rodovia foi liberada parcialmente em 02 de julho.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a liberação do tráfego passa a ser realizada no sistema de comboio, onde a fila de veículos deve seguir o veículo identificado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os horários de liberação foram ajustados, sendo a primeira às 7h, no sentido Veranópolis a Bento Gonçalves. No sentido Bento Gonçalves a Veranópolis, a primeira liberação ocorrerá as 8h da manhã. Confira:
Veranópolis a Bento Gonçalves
- 7h às 7h30
- 9h às 9h30
- 11h às 11h30
- 13h às 13h30
- 15h às 15h30
- 17h às 17h30
Bento Gonçalves a Veranópolis
- 8h às 8h30
- 10h às 10h30
- 12h às 12h30
- 14h às 14h30
- 16h às 16h30
- 17h30 às 18h
Os seguintes veículos podem usar a BR-470: veículos leves, vans, ônibus, caminhões tocos e
trucks, com PBT de até 23 toneladas.
Segundo anúncio da PRF, “a liberação em forma de comboio evita paradas nos pares e siga das obras na Serra e permite o bom andamento dos serviços que seguem sendo executados ao longo da rodovia. Dessa forma, estamos ampliando o horário de liberação e incluindo mais uma categoria de veículos com tráfego permitido. Essa liberação segue com o monitoramento do DNIT e PRF, podendo ser alterada em condições de chuvas intensas, ou pelo andamento das obras, para qual haverá nova manifestação.”
Ainda de acordo com o comunicado, “as obras de reconstrução seguem ao longo da via, assim como a elaboração de planos de trabalho e projeto de geotecnia, visando a contratação de novas obras de contenção e segurança viária, como muros, cortinas atirantadas, telas de contenção e concreto projetado.”