Número de agentes ecológicos quadriplicou
A grande aposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para aumentar o volume de lixo reciclado em Bento Gonçalves é investir na educação ambiental. Do ano passado até hoje, o número de agentes ecológicos quadriplicou, como conta a coordenadora do setor, Simone Dalla Costa Lemos. “Quando assumimos a secretaria, apenas três agentes faziam o trabalho de conscientização. Hoje são 11, com mais um para ingressar no quadro nas próximas semanas”, comenta. O trabalho foca a sensibilização de cada em casa, explicando como separar, reciclar e destinar o lixo doméstico. Além disso, também são realizadas visitas nas escolas e empresas.
Na avaliação da coordenadora, o problema não é a falta de informação. “Quando chegamos às casas percebemos que muitos já sabem os conceitos básicos, mas nem sempre os reproduzem de maneira correta”, constata. “Muitos até separam o material, mas não com a frequência esperada. Outros, não colocam as sacolas na rua no dia correto”, acrescenta.
Grupos da terceira idade
A atuação do setor também está voltada à terceira idade. Em junho, na semana do Meio Ambiente, 277 idosos receberão uma carteirinha que os credencia para serem fiscais da coleta seletiva da melhor idade. “Na prática, eles serão nossos porta-vozes nos bairros, denunciando quando atestarem irregularidades”, observa.
Carina Furlanetto
Leia a matéria completa na edição impressa.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br