Número de soldados que ficarão em Bento é incerto

Depois de sete meses de preparação, ocorreu no último dia 19, em Caxias do Sul, a formatura dos 217 recrutas da Brigada Militar (BM) que participaram do treinamento realizado na Serra Gaúcha. Ainda não está definido quantos dos 60 alunos formados na cidade – 32 na turma de soldados do Corpo de Bombeiros e 28 do policiamento ostensivo – permanecerão no município. 

A deliberação sobre o número de servidores que serão destinados para cada município deve acontecer na próxima semana e será de responsabilidade do comandante geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes. Ele explica que ainda é necessário ter os dados relativos à classificação de cada aluno. “Estamos priorizando as cidades que tenham menos de cinco policiais atuando e levando em consideração os índices de criminalidade para saber quais regiões do Estado estão necessitando de maior reforço em suas corporações”, relata. 

Conforme o comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros (5º CRB), major Ricardo Vallejos França, a estimativa inicial é que Bento Gonçalves receba entre 10 e 15 soldados. “Ao todo, temos 60 bombeiros que foram formados aqui e outros 15 que serão destacados de outros pontos do Estado. Estamos ainda estudando como faremos a distribuição, mas buscando equilibrar principalmente a defasagem nos quartéis”, descreve. Na cidade, segundo o comandante do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio (2º SCI), capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva, o efetivo atual é de 23 servidores, quando o ideal seria um quadro de 48. 

Na mesma situação encontra-se o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), que hoje conta com uma defasagem de 30% em seu efetivo. A esperança de ambos comandantes de reverter esse quadro passa pela permanência de grande parte dos soldados formados na cidade.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.