Número de turistas em Bento aumenta 20%

Bento Gonçalves alcançou a marca de 1,2 milhão de turistas em 2015, conforme relatório divulgado pela secretaria municipal de Turismo (Semtur) na última semana. Os cerca de 20% de crescimento em relação ao ano anterior trazem um novo perfil de público, com maior poder aquisitivo, à proposta de turismo local. “Ainda temos espaço para crescer, mantendo as nossas características diferenciadas”, avalia o secretário da pasta, Gilberto Durante.

Um atendimento personalizado, voltado mais à qualidade do que ao volume de pessoas, é o que marca a tradição bento-gonçalvense. De acordo com o secretário, a ideia não é trabalhar o turismo de massa, e sim oferecer atenção familiar a pequenos grupos. “Queremos crescer, mas dentro da capacidade do nosso estilo de atendimento”, acrescenta.

Além de possibilitar o incremento no volume, a alta do dólar trouxe uma nova tendência de visitantes, que estão optando por permanecer no país. Este perfil com maior poder de compra elevou a média diária de gastos por pessoa para cerca de R$ 350, que ainda cresce quando se trata de participantes de feiras e eventos.

Durante divide os visitantes em três categorias: os que se hospedam na cidade, que hoje conta com mais de três mil leitos em cerca de 35 hotéis e pousadas; pessoas que apenas passam o dia em Bento, geralmente hospedadas em Gramado ou Canela; e, em menor escala, participantes de eventos que circulam pelos atrativos. Mesmo sem ocupar a rede hoteleira, os últimos dois casos também são positivos para o turismo, já que esses turistas, muitas vezes, retornam para conhecer melhor a região, trazendo seus familiares.

Divulgação

Para que os turistas escolham a Serra Gaúcha em um país com grande extensão e diversidade cultural, a secretaria direciona o trabalho fortemente à divulgação. Na próxima semana, a equipe abrirá uma agenda de promoção em capitais brasileiras, com o “Bento vai a Porto Alegre”, onde pretende apresentar o calendário de eventos do ano e novidades, como a ExpoBento 2016, turismo náutico e o aeródromo. Os próximos destinos da ação são Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O objetivo de mostrar que há atrativos em qualquer época do ano é ilustrado com as programações sazonais permanentes no município, acessíveis também para os moradores. Após o “Bento em Vindima” e “Bento em Páscoa”, o outono trará a edição de 2016 do “Bento Sensação”.

Para o êxito no último ano, a Semtur intensificou a participação em eventos e feiras nacionais específicos direcionando o público final, além das já tradicionais agências de viagem. “Estivemos no Expo Noivas, para divulgar nossos espaços disponíveis para casamentos, na ExpoVinis e na Wine Weekend, em São Paulo, para alcançarmos os apreciadores de vinhos”, cita Durante.

Já consagrada no enoturismo, destino rural e cultural, a cidade busca posicionar-se como polo de eventos. Foram 1.200 em 2015, de pequeno, médio e grande porte com destaque para o alcance de 15 eventos esportivos. “Nossos atrativos turísticos, principalmente as vinícolas, trabalham para manter esses novos clientes, com serviços como compras on-line e entrega em casa”, afirma o secretário.

A ocupação hoteleira em Bento, segundo ele, gira em torno de 55%. A oferta será aumentada com novos empreendimentos, como o hotel Super 8, que disponibilizará 200 novos leitos ainda no primeiro semestre, e o projeto para um novo estabelecimento, na esquina das ruas Silva Paes e 10 de Novembro, no bairro Cidade Alta. “Há espaço para crescermos”, reforça Durante.

Números do turismo em 2015

– 1,2 milhão de turistas

– R$ 350 gastos diariamente por pessoa

– 96% do público é nacional

– 3 mil leitos, em 35 hotéis e pousadas

– 79 vinícolas

– 1.200 feiras e eventos

– 22 mil endereços eletrônicos recebem a newsletter do Turismo Bento semanalmente

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também