• Ótica Debianchi
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Apolo

O desconforto dos dentes sensíveis

  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi

Tomar uma bebida bem gelada no verão ou morder uma fruta cítrica bem suculenta causa aquela sensação deliciosa de refrescância, mas não para quem tem sensibilidade nos dentes. A dor é sentida, normalmente, após consumir alimentos gelados, muito quentes ou ácidos. Segundo o cirurgião-dentista Marco Antônio Três, de Caxias do Sul, a causa mais comum da sensibilidade nos dentes é a retração da gengiva. “A parte do dente que fica exposta não possui esmalte e possui canalículos abertos, por isso, quando entra algo muito quente ou muito frio a pessoa sente dor”, explica.

Conforme o dentista, a retração gengival tem três principais causas: a doença periodontal, que pode ser uma inflamação da gengiva, trauma na escovação causado por uso de escova muito dura ou maneira errada de escovar e má-formação dos dentes. “É preciso realizar visitas periódicas ao dentista e, no caso de ter a sensibilidade, poder identificar qual é a causa para poder tratar de forma correta”, destaca Três.

Para tratamento, o dentista esclarece que o uso contínuo de alguns cremes dentais promove o fechamento dos canalículos, mas a eficácia pode variar entre os pacientes. “Vai depender do problema que está causando a sensibilidade. Por isso, muitas pessoas utilizam os cremes dentais anunciados em comerciais e acabam não tendo o resultado esperado”, alerta. No consultório dentário, o paciente pode receber a aplicação de material restaurador ou ter a indicação de algum dessensibilizante, que garante uma vedação momentânea temporária, cuja duração é de cerca de 30 dias. “Também pode ser usado o laser, mas como o custo é muito elevado para um problema que tem outras possibilidades de tratamento, não é muito comum. Em casos mais graves é realizado tratamento de canal”, comenta, referindo-se ao procedimento em que o dentista extrai a polpa do dente.

Segundo o especialista, comidas e bebidas cítricas aumentam a sensação de sensibilidade em quem tem o problema, mas não há alimentos específicos aos quais o problema pode ser atribuído. O desconforto pode ser em um ou mais dentes e é mais comum em adultos. “Nas crianças é mais raro, mas, se ocorre, é normalmente por trauma na escovação”, ressalta.

Uma dica do cirurgião-dentista para prevenir e ajudar no tratamento é utilizar escova de dente macia ou extramacia e realizar movimentos circulares, sempre no sentido da gengiva para o dente

Para ajudar no tratamento

* Realizar visita periódica ao dentista;

* Utilizar pastas de dente apropriadas para tratar a sensibilidade;

* Usar escova de dente com as cerdas macias;

* Escovar os dentes com movimentos circulares, no sentido gengiva/dente.

 

Francine do Nascimento Ghiggi

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também