• Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

O fenômeno k-pop e a união de amigas da Serra gaúcha na celebração da cultura coreana

  • Vinícola Garibaldi

O grupo KBOOM existe desde 2012 e desde lá as integrantes mantêm o amor pelo k-pop e seus ‘idols’

Foto: Acervo KBOOM

Nos últimos anos, um gênero musical tem ganhado espaço e conquistado os mais variados públicos, fazendo com que cantores e grupos virem uma verdadeira febre mundial. O korean pop, ou k-pop, a música popular da Coreia do Sul, é uma união de diversos estilos musicais, formando um estilo único com elementos coreanos e exteriores. E o k-pop também pode ser considerado uma indústria. Para se tornar um “idol” (ídolo, em inglês) são necessários anos de treinamento e preparo, sempre buscando a perfeição na voz, nas músicas, nas coreografias e todo restante do “pacote estrela k-pop”.

E é o k-pop que une gurias de Bento Gonçalves e Farroupilha no grupo KBOOM, grupo de dança que realiza performances em feiras e encontros de amantes da cultura oriental, mas que, além de tudo, compartilha o amor pela música e estilo coreano. Danielle, ou Cookie (nome de performer), uma das integrantes do grupo, explica que a ideia surgiu de forma despretensiosa em 2012, na escola. Atualmente, a equipe foca no que mais importa. “Hoje conta com oito integrantes que buscam no grupo uma maneira de se divertirem fazendo o que gostam, com quem gostam, fazendo performances que englobam músicas de grupos masculinos e femininos, buscando sempre aperfeiçoar nossas habilidades, além de experimentar novos estilos de dança sempre”, disse a jovem.

De acordo com Dyessika, ou apenas Sika, outra integrante, o k-pop entrou na sua vida aos 13 anos, quando ficou encantada por todas aquelas possibilidades do gênero, o que não se limitava a música. “O gênero k-pop transporta uma bagagem cultural enorme para quem se dá a chance de apreciar sem preconceitos”, explica.

A participante Mariana, ou Nezumi, destaca que participar do KBOOM e realizar as danças em grupo passa o sentimento de realização, mesmo o processo exigindo grande dedicação. “O processo às vezes é cansativo, mas não deixa de ser divertido e poder ver o resultado final do nosso esforço é muito satisfatório”, comenta.

Para a Stephany, ou Phany, é meio estranho ver o k-pop dominando o mundo, sendo que até algum tempo o gênero e seus artistas sofriam preconceito. “É muito louco ver que anos atrás muitos faziam piadas ou até bullying por alguém gostar desse gênero musical, mas que hoje, mesmo ainda existindo esse pré-conceito com o gênero, é muito bom ver que ele vem crescendo cada vez mais e trazendo experiências boas para quem se interessa na cultura asiática.”

Para que os leitores do SERRANOSSA tenham a oportunidade de conhecer mais sobre o gênero e suas músicas, as gurias do KBOOM indicaram alguns artistas que estão realizando um baita trabalho – e conquistando o mundo: MAMAMOO; SHINee; BTS; Stayc; Monsta X; Sunmi; BlackPink. Pesquise e conte nos comentários se curtiu os grupos e artistas do k-pop.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também