O importante é competir

Se levado em conta a tradição, o Esportivo é para a Copa Serrana o que são, talvez, Espanha e Holanda para a Copa do Mundo. Não será o time de mais camisa do torneio, mas certamente está entre eles. Analisando as circunstâncias, no entanto, esqueça a tradição. Tanto na Serrana como na Fernandão, o alviazul será a Argélia da Copa do Mundo: o importante é competir.

A decisão de dar continuidade ao futebol no segundo semestre passou por três fatores. O principal deles foi pagar a perda de mandos de campo – imposta pelo Pleno do TJD e mais tarde anulada pelo STJD – antes de competições prioritárias, seja a primeira ou a segunda divisão do Estadual. Os outros dois fatores foram a formação de uma base para a equipe Júnior que será reativada em 2015 e a avaliação de jogadores visando o plantel principal na próxima temporada.

Trata-se de um grupo modesto, recheado de atletas jovens e de divisões inferiores do futebol gaúcho, comandados por um técnico que está tendo sua primeira experiência como efetivo em uma equipe profissional. O orçamento despencou cerca de cinco vezes se comparado ao do Gauchão.

Mais do que competições, a direção entende que as copas Serrana e RS podem ser laboratórios para os times de base e principal e que os resultados, por conseguinte, possam ser alcançados posteriormente, a partir de 2015. A possibilidade de observar jogadores, contudo, não é a única consequência do simples fato de participar dos torneios. O clube volta a ter futebol o ano inteiro e com um calendário maior, a partir dessa temporada, passa a ter mais alternativas para a captação de sócios e apoiadores.

Tudo isso naturalmente terá reflexos no futuro do Esportivo, seja a curto prazo, com uma base de time para o próximo ano; ou médio, com uma equipe de juniores que poderá dar frutos ao plantel principal em 2016. Considerando esse cenário, a posição final nas copas Serrana e RS tem menor relevância. Manter-se em atividade, independente dos resultados, é a mais importante notícia do alviazul no segundo semestre.

Time bastante desfalcado

Não são poucos os problemas para o técnico Júlio César Nunes escalar a equipe na estreia na Copa Serrana, neste domingo, dia 3, a partir das 15h, contra o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina. Contando lesões e jogadores que não tiveram a inscrição regularizada a tempo na Federação Gaúcha de Futebol (FGF), são oito desfalques. Estão fora, por questão legal, o lateral-direito Thiaguinho, o zagueiro Renan, o meia Marcinho e os atacantes Mateus Canguçu e Marcão. Por lesão, são desfalques certos o atacante Rafael, o zagueiro Gralak e o meia Jean. Outra baixa pode ser o atacante Heliardo, que deixou o campo lesionado no amistoso contra o Lajeadense e fará um teste antes da partida deste domingo para saber se terá condições. Mesmo com Heliardo, Júlio terá apenas 17 jogadores à disposição para a estreia. O time será confirmado somente minutos antes da partida. Dependendo da disponibilidade do centroavante e das informações que estão sendo buscadas sobre o adversário, o treinador escalará a equipe no 4-2-3-1 ou 4-3-3. No primeiro, o alviazul começaria com Adilson; Romário, Vagner, Brunello e Hugo; Diego Borges e Thiago; Kelvin, Sarará e Robinson; Heliardo. Já no 4-3-3-, o provável time teria Adilson; Diego Borges, Vagner, Brunello e Hugo; Thiago, Jackson e Sarará; Kelvin, Robinson e Didi.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também