O que acontece ao ficar 30 dias sem açúcar?

Cortar o açúcar refinado e os adoçantes da alimentação pode ser bem difícil, mas faz um bem danado para o corpo. A nutricionista Cintya Bassi explica em detalhes as mudanças que o organismo passa ao longo de 30 dias sem o consumo de açúcar e adoçantes.

FASE 1: IRRITAÇÃO
Durante a primeira semana, é possível que você se sinta menos inchado, mas é comum o surgimento de sintomas relacionados à abstinência como falta de concentração e irritabilidade. Isso acontece porque o açúcar consegue ativar os mesmos receptores que as substâncias altamente viciantes, por isso, durante o processo de exclusão é comum sentir variações de humor.


 

FASE 2: QUASE LÁ
A partir da segunda semana, as coisas começam a se acalmar, já que os níveis de energia passam a ficar mais regulares e menos dependentes do açúcar. É possível que haja perda de peso e melhora na qualidade do sono. 
Após três semanas, as oscilações de humor relacionadas ao açúcar diminuem e pode haver redução nas taxas de gordura. Porém, a vontade pelo doce ainda pode surgir, tornando-se menor somente após dois meses. Então, nada de bobear com os doces. Os benefícios vão ganhando força com o passar do tempo, mas a dependência do açúcar ainda existe, embora com menos intensidade.

FASE 3: RESULTADOS
Após um mês, o corpo ainda está em processo de detox do açúcar, já que alguns benefícios, tanto na saúde quanto estéticos, ocorrem além desse período. As principais diferenças: redução do inchaço, melhora na qualidade do sono e perda de peso. Outros benefícios como melhora da pele e disposição, redução da celulite, do colesterol e triglicérides e da incidência de doenças crônicas são observados em médio e longo prazo.

DIFICULDADES 
A exclusão do açúcar na dieta é um processo muito difícil. Cintya destaca, entre as dificuldades, a ligação emocional que as pessoas têm com os doces. “É comum que crianças recebam doces como recompensas ou em momentos festivos, associando, desde então, a algo bom”, explica. Entretanto, também há uma explicação científica para isso: "Fisiologicamente, o açúcar aumenta a liberação de serotonina, substância relacionada ao prazer e bem-estar. Quando cortamos o açúcar, podem surgir sintomas como falta de motivação, problemas para dormir, aumento ou diminuição do apetite, dor de cabeça, fadiga e irritação ou ansiedade", afirma.