O que acontece quando a população não separa o lixo?

Uma campanha publicada nas redes sociais nesta semana pela prefeitura de Cotiporã faz um alerta à população sobre a quantidade de lixo que chega ao aterro sanitário localizado em Serafina Corrêa, que recebe os resíduos do município e de outras cidades da região. 

Com imagens do local aonde vai parar o lixo separado de forma incorreta, a campanha explica que, quando se mistura o lixo seco e orgânico, todo material é despejado em aterros que depois de um certo período são cobertos por terra e acabam não tendo outro destino, com efeitos nocivos ao meio ambiente.  

A iniciativa do Departamento de Meio Ambiente do município convoca a população a separar o lixo reciclável, que é coletado as quintas-feiras, para que possa ser reutilizado e transformado em outros materiais, diminuindo a quantidade de resíduos que vai para no aterro e minimizando os impactos ambientais.






SAIBA MAIS:

Quanto tempo o lixo demora para se decompor?

O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente varia de acordo com o produto. Alguns materiais, como o vidro, demoram centenas de anos para sumir completamente do ambiente, enquanto outros, como o papel, levam poucos meses.  Apesar disso, independentemente do tempo de decomposição, muitos desses materiais causam danos ao ambiente e aos seres vivos e não devem ser descartados de maneira incorreta. Portanto, é importante termos consciência ecológica e repensarmos também nossos hábitos de consumo.

O que é reciclável? 
Resíduos descartados que podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Estes podem ser separados e entregues à coleta seletiva. Já o lixo eletrônico pode ser reciclado, após triagem, e deve ser descartado em pontos específicos com essa finalidade.

Como separar o lixo?
– Nunca misture o material reciclável e orgânico;
– Coloque os plásticos, vidros, metais e papéis em sacos diferentes;
– Lave e seque as embalagens que continham produtos orgânicos antes do descarte;
– Não amasse e nem molhe os papéis. Ao invés disso, dobre-os dentro do saco, diminuindo bastante o volume;
– Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa para evitar acidentes;
– Desmonte as embalagens mistas, separando as partes de metal, plástico e vidro, por exemplo, e distribua nos sacos corretos.

 

PONTOS DE COLETA EM BENTO GONÇALVES
Em Bento Gonçalves, a Associação Ativista Ecológica (AAECO) recebe descarte de lixo eletrônico, óleo de cozinha e pilhas em sua sede localizada na rua Livramento, 48, no bairro Juventude. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452 9710. As agências do SICREDI também são pontos de coletas de pilhas, nos papa-pilhas que ficam na entrada dos estabelecimentos.

Confira os dias da coleta de resíduos recicláveis nos bairros de Bento Gonçalves.