O que as empresas precisam para competir hoje no mercado?


 

Para responder a esta pergunta, há a necessidade de obter respostas para questões como: Qual seria o melhor caminho para um caminhão que faz entregas, de modo a ser mais rápido com o menor gasto de combustível? Qual seria a melhor distribuição dos equipamentos de uma clínica de fisioterapia para atender o maior número de pacientes, deixando os equipamentos parados o mínimo possível? Qual seria a melhor combinação de investimentos, considerando taxas de rendimento diferentes com riscos também diferentes? Alugar, comprar ou construir um pavilhão? Qual tamanho? Localização? Problemas com mão de obra? Como contratar e como preparar as pessoas para trabalhar melhor em uma empresa? Como selecionar as melhores matérias-primas? Como desenvolver os melhores fornecedores? Como desenvolver um produto novo? É o que o cliente quer? É o que vai vender? É o que vai dar lucro? Como posso produzir um produto com mais qualidade e a um custo menor? Produzir sem causar danos ao meio ambiente? Como competir no mundo atual, com tantas mudanças acontecendo de forma repentina, com concorrentes vindos de onde menos se espera, de qualquer parte do mundo? Como utilizar as novas tecnologias?

Certamente você, leitor, deve ter se identificado com uma ou mais destas perguntas, porque elas são muito comuns nas empresas. Toda empresa tem problemas e precisa não só resolvê-los, como promover a melhoria contínua de seus produtos e processos. Seja do segmento industrial, comercial, transporte, financeiro, serviços, agropecuário, saúde, segurança, químico, têxtil etc., a empresa precisa “engenheirar” sua produção, isto é, organizar seus processos de modo a utilizar os recursos produtivos da melhor forma possível.

Nestes processos acontecem erros, falhas, enganos, que significam desperdícios, retrabalhos, sucatas, enfim, prejuízos para as empresas e a sociedade. Cuidar destes detalhes é fundamental para ajudar as empresas a sobreviverem e competirem melhor no ambiente empresarial de hoje. Para isto, destaca-se a Engenharia de Produção, cujo objetivo é formar profissionais para atuarem diretamente nestas questões. Tanto na graduação quanto na Pós-Graduação, a UCS apresenta formação em todos estes níveis, capacitando profissionais cuja atuação visa reduzir o desperdício nas empresas através da melhoria contínua dos processos.

Dando continuidade à vocação da UCS em cumprir seu papel no desenvolvimento da sociedade, na sua região de abrangência a UCS agora investe também em formação mais avançada que são os mestrados e doutorados. Assim, no Campus de Bento Gonçalves, há cinco anos a UCS implementou o mestrado em Engenharia de Produção. Um claro sinal de ir ao encontro dos anseios da comunidade com ensino e soluções de alto nível. O mestrado é profissional, o que significa que a missão principal é interagir com as empresas, capacitando pessoas para atuarem de forma diferenciada na solução dos problemas elencados acima.