“O Trump que não venha meter o bedelho num caso interno nosso”
Mourão, que estará no cargo de senador até 31 de janeiro de 2031, disse que há uma injustiça sendo praticada contra Bolsonaro, mas que não aceita que o presidente americano Donald Trump venha meter o bedelho num caso brasileiro

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta terça-feira (15) que o caso envolvendo o ex-presidente é um assunto interno do Brasil.
A declaração foi feita no plenário do Senado e foi direcionada ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se manifestou publicamente em defesa de Bolsonaro. Na última quarta-feira (9), Trump classificou o julgamento de Bolsonaro no STF como uma “vergonha internacional” e anunciou uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, com início em 1º de agosto.
Mesmo reconhecendo que há uma injustiça sendo praticada contra Bolsonaro, Mourão destacou que a responsabilidade por resolver a situação cabe aos brasileiros.
Mourão foi vice-presidente de Bolsonaro entre 2019 e 2022. Em 2022, disputou uma vaga no Senado, sendo eleito com 2.593.229 votos no Rio Grande do Sul (44,11% dos votos válidos). O candidato a vice na chapa de Bolsonaro foi o general Walter Braga Netto. Seu mandato começou em 1º de fevereiro de 2023 e vai até 31 de janeiro de 2031.
Militar da reserva, Mourão tem 71 anos e ingressou na política justamente como vice de Bolsonaro. Hoje, com o cargo garantido por mais seis anos e meio, tem liberdade para se posicionar — inclusive contra o próprio Trump, com quem compartilha afinidades ideológicas. Prestes a completar 72 anos em 15 de agosto, se permanecer no cargo até o fim do mandato, terminará com 77 anos.
Abaixo, a fala completa de Mourão no Senado:
“E finalmente eu quero deixar uma coisa aqui muito clara. Da mesma forma, caros colegas aqui, que eu não aceito que o Macron, que a Greta Thunberg, que o Leonardo di Caprio e outros… venham meter a mão em coisas aqui do Brasil, eu também, e aí o senador Humberto Costa, somos oposição um ao outro, mas eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso aqui que é interno nosso. Há uma injustiça sendo praticada quanto ao presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada — mas compete a nós brasileiros resolvermos isso. Então, é essa última mensagem que eu quero deixar”, disse Mourão.