Obras alteram trânsito na Marechal Floriano

A segunda fase do projeto de revitalização do quadrilátero central – que prevê o alargamento da calçada da rua Marechal Floriano, entre a Félix da Cunha e a Saldanha Marinho – teve início na terça-feira, dia 12. Nos 700 metros do trecho, o passeio será ampliado em 1,92m, ficando com 4,5m de largura. O trânsito no local permanecerá interrompido até o final das obras. A previsão do secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de 20 dias. “O tráfego de veículos neste trecho é pequeno nesta época do ano”, justifica.

Condutores que trafegarem pela Saldanha Marinho e desejarem acessar o sentido leste deverão utilizar o trajeto entre a rua Barão do Rio Branco e a travessa Maceió. O projeto ainda prevê a retirada das vagas de estacionamento da quadra, que serão transferidas para a rua Estefânia Pasquali Eder e ampliadas. O estacionamento de carga e descarga também foi retirado – o novo espaço fica na rua General Osório, paralelo à praça Walter Galassi.

As obras fazem parte da última etapa da revitalização do quadrilátero central, iniciada em 2011. O saldo restante, cerca de R$ 400 mil, era referente ao alargamento do passeio público nas ruas Marechal Floriano, Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos (que prevê, ainda, uma plataforma elevada para passageiros e acessibilidade para deficientes físicos, além de um novo abrigo de ônibus). “Queremos que, para março, no período de volta às aulas, as três obras já estejam em fase de conclusão”, destaca Moro.

As intervenções iniciaram em dezembro, com a retirada e pavimentação do passeio público na rua Júlio de Castilhos. A calçada está sendo toda reformada e alargada em até 15cm em determinados pontos. Também será feito o reposicionamento de uma placa de sinalização, que ficou no meio do passeio. Além disso, a construção da plataforma para embarque e desembarque de passageiros já está em andamento. Uma segunda etapa desta fase consiste na instalação da nova parada de ônibus, que será licitada posteriormente.

A terceira e última fase consiste no alargamento do passeio público da Saldanha Marinho, no lado direito do fluxo de veículos, que iniciará após a conclusão do trecho da Marechal Floriano. No local, também haverá retirada de estacionamentos. As vagas serão realocadas para a rua Estefânia Pasquali Eder; para as motos, já foram delimitados novos espaços na Barão do Rio Branco; já o ponto de táxi irá para a Ramiro Barcelos.

(Foto: Carina Furlanetto)

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS