Obras avançam na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis

Na região conhecida como Belvedere da Ferradura, as atividades tiveram início em junho deste ano com limpeza, montagem de canteiro, mobilização de equipamentos e sinalização

Obras avançam na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis
Foto: DNIT/Divulgação

O trecho da BR-470 que interliga as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis foi um dos mais impactados pela catástrofe climática que acometeu o estado do Rio Grande do Sul. A parte serrana da rodovia, chamada de Serra do Rio das Antas, já havia sofrido com os fenômenos meteorológicos que ocorreram em novembro de 2023, porém com os eventos deste ano os estragos aumentaram significativamente.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem atuado em todas as frentes emergenciais, como é o caso dos serviços que estão acontecendo no quilômetro 200.

Na região conhecida como Belvedere da Ferradura, as atividades tiveram início em junho deste ano com limpeza, montagem de canteiro, mobilização de equipamentos e sinalização.

A movimentação de obra, propriamente dita, começou neste fim de semana com a execução de estaca raiz, tirantes, painéis e terraplanagem. Estas etapas são necessárias previamente a construção da cortina atirantada, importante contenção que está prevista para este trecho e é amplamente utilizada em obras de infraestruturas viárias que estão inseridas em regiões de encostas e em terrenos íngremes ou instáveis.

O tráfego de veículos no local não está bloqueado, porém, opera no sistema de pare e siga das 7h às 18h, intercalando os sentidos do fluxo.

As obras emergenciais somam, aproximadamente, 46 quilômetros totais e estão divididas em sete lotes. O DNIT, por meio da Unidade Local (UL) de Passo Fundo, está empenhado na reconstrução do trecho, buscando permitir a trafegabilidade no local e a segurança dos usuários a partir de boas condições de visibilidade e sinalização.

A previsão de conclusão das obras de recuperação da BR-470 é de até dois anos.

Entenda

Estaca raiz: é uma estaca moldada in loco por meio de perfuração rotativa na vertical ou inclinada para reforço de fundações ou estabilização de taludes.

Tirantes: são elementos lineares capazes de transmitir cargas de tração entre suas extremidades para aumentar a eficiência de contenção.

Cortina atirantada: técnica de contenção de encostas e taludes executada a partir da ancoragem de cabos de aços tensionados que são fixados em estruturas de concreto para evitar o desmoronamento, agindo como uma força de tração para a estabilização efetiva.