Obras do túnel do São João estão previstas para serem finalizadas em dezembro

No momento está sendo realizada a detonação de cerca de dez metros de rochas do lado do bairro São Roque

Foto: Diogo Zanetti/SERRANOSSA

As obras do chamado “Túnel do São João”, que irá ligar os bairros São Roque e São João pela BR-470, deverão ser concluídas em dezembro, conforme informações do IPURB de Bento. “Estamos trabalhando com o cronograma definido até dezembro”, revela a diretora Melissa Bertoletti. Neste momento a pista ao lado do Posto do Hélio, no bairro São João, foi liberada para tráfego de veículos, enquanto o lado do bairro São Roque está interditado. No local está sendo feita a detonação de cerca de dez metros de rocha e a construção das alças de acesso.

Essa nova etapa da obra, para ligação do túnel com a avenida São Roque, teve início no dia 28/10, quando foram feitas diversas modificações no trânsito. Agora, quem trafega da rua Celeste Agostini, no São Roque, para o bairro São João, deve fazer a volta no trevo da empresa Colao (Eulália) sentido bairro. Já para quem trafega na BR-470 no sentido Garibaldi/São João não será permitida entrada pelo posto, sendo necessário fazer a volta também no trevo da empresa Colao, sentido bairro. Os motoristas que vierem pela BR-470 no sentido São João/ São Roque devem dobrar à direita e fazer o retorno na rodovia, no km 215 (Toyota), ou pela Pipa Pórtico. O fluxo de veículos está acontecendo pela pista lateral já pavimentada.

As obras tiveram início em agosto do ano passado e a previsão era que ficassem prontas em até 10 meses. O investimento inicial era de R$ 9,5 milhões, mas o orçamento foi ampliado por conta de aditivos à obra. Atualmente, o valor total está em R$ 11,6 milhões (de acordo com a última atualização repassada pelo IPURB), cerca de 20% a mais do preço original. Conforme o IPURB, o aumento do valor está atrelado a fatores externos, como a elevação dos preços das matérias-primas, o que levou às empresas que executam a obra (consórcio entre Engedal e Continental) a solicitarem uma readequação de preço.

O túnel terá profundidade de 5,5 metros, sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada e passeio em ambos os lados. A obra ainda compreende pavimentação, iluminação e paisagismo.