Obras garantirão economia de água e energia

Um investimento de R$ 500 mil feito pela RGE na Estação de Tratamento de Água (ETA) 3S, no bairro Planalto, permitirá a economia de 770,77 MWh/ano e cerca de 360 milhões de litros de água/ano. A quantidade é suficiente para abastecer 409 residências com luz e cinco mil com água durante o período. A solenidade que marcou o início das obras foi realizada nesta quinta-feira, dia 25, em Bento Gonçalves. Com o projeto, haverá redução do consumo de energia nos processos de tratamento e abastecimento de água. Outros ganhos estão na modernização e maior confiabilidade do sistema.

O convênio com a Corsan obedece à resolução da Aneel, que determina a destinação de 0,5% da receita operacional das companhias de energia elétrica para esse fim. “Esta é a primeira parceria que firmamos em âmbito estadual. Ela é importante não pelo valor aplicado, mas pelo conceito utilizado. Este é um novo caminho, um caminho possível”, destaca o diretor de operador da Corsan, Antônio Carlos Martins. As ações devem ser concluídas em dois meses e são divididas em duas frentes: otimização do bombeamento e redução de perdas de água e energia elétrica. As obras serão executadas com recursos do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE). “A eficiência energética é nosso maior bem. A eficientização é o nosso futuro”, destaca o gerente de relacionamento com o poder público e grupo A da RGE, João Pedro de Quadros.

A redução de perdas terá foco na melhora do sistema de distribuição de água tratada, sendo prevista a automação da estação de bombeamento 3S, com variação de velocidade do motor da bomba a partir das pressões obtidas da rede. Para redução de vazamentos, serão instaladas seis válvulas redutoras de pressão.

As ações no sistema de bombeamento de água tratada irão aperfeiçoar o rendimento do sistema, possibilitando a redução de consumo energético. Para tanto, será substituído um dos motores por modelo de maior rendimento e uma das bombas existentes por um modelo com vedação por selo mecânico, acompanhadas de readequação de alvenaria e hidráulica da base de fixação do conjunto. Será substituído, ainda, um dos painéis de acionamento existentes por modelo equipado com inversor de frequência.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há 15 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares e a educação para a utilização racional dos recursos naturais. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.