Obras na BR-470 devem iniciar em novembro

A precariedade das estradas que circundam Bento Gonçalves é tema constante de reportagens do SERRANOSSA e, principalmente, de reclamações dos usuários, em especial os que utilizam a BR-470. Uma boa notícia é que as obras de recuperação da rodovia federal estão previstas para começar em novembro.

A empresa ganhadora da licitação, Construtora Centro Leste, de Belo Horizonte (BH), desde agosto, está realizando operação tapa-buraco emergencial, limpeza, capina, roçada das margens e abertura de valas para escoamento da água. A recomposição do pavimento deve iniciar logo após a conclusão da usina de asfalto, que está sendo edificada na cidade de Barão, onde a empresa tem sua base de apoio montada. Os trechos abrangidos serão contemplados conforme a necessidade, porém, levando-se em conta o fluxo de veículos. A pretensão inicial é iniciar pelo trecho entre Barão e Montenegro.

Conforme o processo licitatório, as melhorias devem abranger 150,7 quilômetros da rodovia, entre o km 210, em Bento Gonçalves (no entroncamento com a ERS-431, no acesso a Faria Lemos), e o km 360,7, em Pantano Grande. O custo é mais de R$ 60 milhões. Entre os serviços contemplados, estão construção de meio-fio de concreto, recomposição do revestimento, pintura, operação tapa-buraco, limpeza de sarjeta, vala de drenagem, bueiros, placas de sinalização e pontes, recomposição de placas e defensa metálica, roçada, capina e colocação de tacha refletiva.

O trecho entre os km 193 (ponte do Rio das Antas) e km 210, também em Bento Gonçalves, está sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), por meio do Contrato de Restauração e Manutenção das Rodovias (Crema/Serra). De acordo com a assessoria de imprensa do Daer, o projeto passa por uma readequação, para posterior retomada das obras. Ainda não há previsão para início dos trabalhos.

Presença da Polícia Rodoviária Federal
Após a federalização da rodovia, em março deste ano, a fiscalização vem sendo realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A atuação dos patrulheiros segue em caráter experimental até o dia 31 de dezembro, com rotatividade de efetivo a cada 30 dias.

A partir de 1º de janeiro de 2016, o número de policiais será reduzido para dez, o que poderia acarretar o fechamento de um dos postos, em Bento Gonçalves ou Veranópolis. Reuniões entre representantes das duas cidades e da região estão ocorrendo para evitar esta situação.

Em recente encontro em Bento, prefeitos da região comprometeram-se a buscar apoio político para o aumento do efetivo da corporação nos dois postos, de maneira a não prejudicar o andamento dos trabalhos realizados.

Sinalização
De acordo com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, a sinalização da BR-470 deverá ser realizada pela Sinalisa Segurança Viária Ltda. A empresa é responsável por elaborar os projetos básico e executivo de engenharia e pela execução dos serviços técnicos de aplicação e manutenção de dispositivos de segurança e de sinalização rodoviária, no âmbito do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária – BR Legal. Atualmente, técnicos do DNIT trabalham na fase de aprovação do projeto executivo. Ainda não está definido o cronograma de implantação da sinalização, o que deve acontecer somente após o recebimento da versão final do projeto. O contrato revitalizará a sinalização em 339,6 quilômetros da BR-470 e contemplará a aplicação de sinalização horizontal, fornecimento e instalação de sinalização vertical e de defensa metálica e colocação de dispositivos auxiliares (tachas refletivas). O valor contratual é de R$ 31,7 milhões e também abrange a BR-153.

Reportagem: Katiane Cardoso


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