Obras na Saldanha Marinho e Marechal Floriano ficam para 2016
A última etapa das obras de revitalização do quadrilátero central já iniciou. Após duas concorrências desertas, a prefeitura pôde contratar a empresa Expressão Engenharia e Construções Ltda. com dispensa de licitação e conseguiu prorrogar o prazo para início das intervenções junto à Caixa Econômica Federal. Das três obras restantes, apenas a da rua Júlio de Castilhos já está em execução. O alargamento das calçadas nas ruas Marechal Floriano (em frente aos bancos) e Saldanha Marinho (lado direito do fluxo de veículos) ficará para 2016. “São vias que têm um grande fluxo de veículos. Em janeiro, o movimento cai consideravelmente, causando menos impacto para a população”, justifica o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro.
No momento, as obras consistem no alargamento de parte do passeio público da Júlio de Castilhos – entre a Ramiro Barcelos e a Marechal Deodoro. A nova calçada, que será ampliada em 15cm em determinados pontos do lado direito (sentido bairro/Centro), também receberá piso tátil. O projeto contempla, ainda, a construção de uma plataforma elevada para passageiros e acessibilidade para deficientes físicos, além de um novo abrigo de ônibus, maior e com melhor estrutura para proteção da chuva.
Segundo o secretário, a intenção do município é que este novo modelo de parada também possa, no futuro, ser estendido para outros pontos com grande fluxo de passageiros. “É o modelo considerado ideal para todos os lugares com grande concentração de pessoas, atendendo aos portadores de necessidades especiais”, ressalta.
Mudanças no trânsito
As obras na Júlio de Castilhos, que deverão ser concluídas dentro de 35 dias, descontando-se os chuvosos, implicaram em mudanças na parada de ônibus que funciona no trecho. Enquanto durarem os trabalhos, não haverá embarque e desembarque no local. Com a alteração, passageiros da empresa Santo Antônio devem utilizar o ponto próximo à Caixa; já os usuários dos coletivos da empresa Bento passam a usar uma nova parada, provisória, em frente ao Shopping Bento.
O alargamento do passeio nas outras ruas do projeto também acarretará mudanças no trânsito. “Trata-se de poucas modificações nas vagas de estacionamento da Zona Azul e de motos, além da realocação de um ponto de táxi”, explica Moro. A retirada das vagas para carros e motos – questão que costuma gerar polêmica, especialmente entre comerciantes – já foi discutida com entidades representativas. “Não é o estacionamento que leva clientes para as lojas. É o passeio público alargado que faz com que o cliente enxergue melhor o estabelecimento”, observa o secretário.
O projeto previa a transferência dos táxis da Saldanha para a Ramiro. Entretanto, a questão ainda está em discussão com a categoria. A prefeitura também acerta com a empresa que detém a exploração do serviço de estacionamento rotativo a realocação das vagas e criação de novas regiões para implantação do sistema. As duas posições devem ser definidas até o final do ano. Outras propostas, como ampliação da faixa seletiva para transporte coletivo, tendem a ser discutidas posteriormente.
As mudanças estão de acordo com as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado neste ano. O documento, elaborado pela empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial, contempla ações que priorizam os modais não motorizados, como pedestres e ciclistas, seguidos do transporte coletivo. Os carros e caminhões são os últimos da lista. “A prioridade é o ser humano. A ideia é aumentar o espaço para o pedestre, para que ele usufrua os espaços comerciais e os momentos de lazer”, acrescenta.
Saiba mais
A revitalização do quadrilátero central iniciou em junho de 2011, mas foi paralisada em outubro de 2012. Posteriormente, foram retirados os postes que sustentavam parte da rede elétrica e de comunicação – agora subterrâneas – e também houve reposição do calçamento e consertos no chafariz e nas luminárias instaladas. O saldo restante, cerca de R$ 400 mil, será utilizado para o alargamento das calçadas das ruas Marechal Floriano e Saldanha Marinho e substituição do passeio e implantação de parada de ônibus na rua Júlio de Castilhos.
(Foto: Carina Furlanetto)