Obras no Municipal serão iniciadas no sábado

Será neste sábado, dia 26, a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do início das obras de reestruturação do bairro Municipal, em Bento. O evento está marcado para as 10h30, no local onde está sendo construído o novo Ceacri, ao lado da Unidade Básica de Saúde. 

Segundo o projeto, serão R$ 11 milhões provenientes do Ministério das Cidades. O trabalho deve incluir as áreas de habitação, saneamento, preservação ambiental, educação, esporte e lazer.

Principais mudanças

O projeto prevê intervenções em área com habitações em situação de risco, localizadas em encosta e à beira de riacho, com alargamentos, pavimentação e construção de uma rua. Assim, essas áreas funcionarão como uma proteção que servirá como uma barreira para as unidades habitacionais situadas abaixo das encostas. Também está previsto o reassentamento de famílias localizadas em área de risco em terreno cedido pela prefeitura, em área contígua à da intervenção.

No projeto também consta a ligação, canalização e tratamento de esgoto e a recuperação da área de preservação ambiental. O objetivo é recuperar as áreas degradadas, com o replantio da mata nativa e o cercamento das mesmas, evitando invasões e depósito de lixo e eventuais desmoronamentos que possam atingir as moradias localizadas abaixo das encostas.

Está projetada a construção de três escadarias, totalizando 150m. Duas fazem a ligação entre as ruas Balduíno Alegretti e a rua Lajeadense, e a outra será de acesso a residências situadas na rua Lajeadense.

Serão 15.040m² de pavimentação, sendo 11.040m² em ruas existentes e 4 mil m² em ruas novas na área de reassentamento.

As obras seguem com a canalização de córregos ao longo da rua Lajeadense e a drenagem nas ruas Gema Piva dos Santos e Volmir Capello. Na rua Lajeadense alguns serviços emergenciais já foram iniciados, faltando apenas as caixas coletoras e os ramais de ligação, que serão executados junto com os serviços de pavimentação.

O projeto prevê rede coletora de esgoto em todas as vias da área em estudo: ruas Gema Piva dos Santos, Volmir Capello, Lajeadense, Balduíno Alegretti, Nunciante Antinolffi e travessas. Também será realizada a implantação de duas estações de tratamento de esgoto com capacidade para tratar os efluentes de todo o bairro.

Serão construídas 80 unidades habitacionais na nova área, sendo 60 unidades, distribuídas em três edifícios e 20 sobrados, com opção de até quatro dormitórios. 

Um dos enfoques do projeto é a integração social de famílias e especialmente voltadas à ocupação de crianças e adolescentes. Assim, o projeto contemplará um Ceacri – Centro de Atendimento a Crianças, quadra poliesportiva, quadra de areia, biblioteca, telecentro, além de adequações na Escola de Ensino Fundamental e na Unidade Básica de Saúde.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também