Onda de calor intensa atingirá o Rio Grande do Sul

A temperatura máxima prevista para a Serra Gaúcha é de 34ºC na quinta-feira, 14 de março

Onda de calor intensa atingirá o Rio Grande do Sul.
Calor será excessivo no Sul do Brasil na tarde de quinta-feira. Imagem: METSUL

Uma onda de calor muito intensa e prolongada afetará o Brasil nos últimos dias do verão de 2024. Isso ocorrerá devido à instalação de uma bolha de calor sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, elevando as temperaturas em vários estados brasileiros.

No Rio Grande do Sul, o calor se intensificará principalmente a partir da terça-feira, 12 de março, com máximas generalizadas acima de 30ºC. Os dias mais quentes devem ser a quarta e a quinta-feira.

Máximas de 37ºC a 39ºC podem ocorrer no Oeste, no Noroeste e nos vales. Mesmo na Serra, o calor será intenso, com registros de 33ºC a 34ºC na quinta-feira. Porto Alegre terá 34ºC na terça-feira, em torno de 35ºC na quarta-feira, e entre 36ºC e 37ºC na quinta-feira, havendo a possibilidade de máximas em torno de 35ºC ou mais na sexta-feira, antes da chegada da chuva.

Na Grande Porto Alegre, onde o aquecimento é mais pronunciado no Vale do Sinos devido ao relevo local, espera-se que as temperaturas sejam cerca de 2ºC mais altas, podendo chegar a 37ºC a 38ºC na segunda metade da semana.