Ônibus de Garibaldi é um dos apreendidos pela PF em Brasília

O Ministério da Justiça divulgou uma lista com 87 veículos apreendidos e bloqueados; um ônibus de Caxias do Sul também foi identificado

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um ônibus de Garibaldi está entre um dos veículos apreendidos pela Polícia Federal, em Brasília, após invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo, 08/01. Nesta terça-feira, 10/01, o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou uma lista com 87 veículos responsáveis por transportar pessoas envolvidas nos atos na capital do país.

A apreensão e bloqueio dos veículos se deu por conta de uma decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. Os ônibus estavam estacionados na região da Granja do Torto e, segundo o magistrado, “trouxeram os terroristas para o Distrito Federal”.

O ônibus garibaldense é um modelo Scania Paradiso e pertence a uma empresa com sede em Garibaldi. Ele levou dezenas de manifestantes de Bento Gonçalves e região até Brasília, ainda no dia 05 de janeiro. A saída “oficial” dos manifestantes se deu em frente ao 6º BCom, em Bento, onde eles estavam acampados desde o dia 02 de novembro de 2022. Um ônibus de Caxias do Sul também foi identificado entre os recolhidos.

De acordo com o ministro da Justiça, Flavio Dino, os proprietários dos ônibus devem ser ouvidos em até 48 horas, e terão que apresentar a “relação e identificação de todos os passageiros, dos contratantes do transporte, inclusive apresentando contratos escritos caso existam, meios de pagamento e quaisquer outras informações pertinentes”.

O Ministério também divulgou uma lista com os manifestantes presos no QG em frente ao Exército em Brasília. Até o momento, não foi confirmado se algum bento-gonçalvense está preso.