Ônibus terão bilhetagem eletrônica em Bento
A exemplo do que já acontece em Caxias do Sul, Bento Gonçalves poderá contar com bilhetagem eletrônica e integração tarifária no transporte coletivo urbano. O sistema foi implantado de forma teórica no município por meio de decreto promulgado pelo prefeito Roberto Lunelli em agosto. A intenção é de que a aparelhagem seja testada ainda este ano. A promulgação do decreto aconteceu antes que o estudo contratado sobre as linhas e itinerários de ônibus no município tenha iniciado.
O objetivo do decreto, segundo o prefeito Roberto Lunelli, é fomentar a utilização do transporte coletivo no município. A utilização de cartão eletrônico também reduz o fluxo de dinheiro em circulação, o que pode contribuir para evitar assaltos. Outra vantagem destacada é o menor tempo de atendimento aos passageiros, agilizando a viagem.
A escolha do tipo de equipamento a ser adquirido ficará por conta das empresas. Uma das facilidades que pode ser agregada ao aparelho é o sistema de reconhecimento facial, que evitaria que o cartão de gratuidade de uma pessoa fosse utilizado por outra. Se o serviço continuar a ser prestado por duas empresas, como é feito hoje, a intenção é que a integração tarifária seja permitida entre elas.
Na edição impressa do SERRANOSSA que circula na próxima sexta-feira, dia 2, você confere a reportagem completa sobre o assunto.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br