Operação despeja 120 famílias do MST de fazenda e movimento invade outra terra, em SC
Após prisão de líderes durante invasão em Canoinhas, MST invadiu outra fazenda, em Major Vieira
Cerca de 120 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foram despejadas pela Polícia Militar (PM) de uma ocupação na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, no sábado, 21/10.
De acordo com o MST, a área é terra devoluta e pertence à União. O movimento também afirma que a PM agiu com violência e deteve ilegalmente seis integrantes: três deles foram liberados ao fim da operação. Outros três foram levados para uma delegacia e enquadrados em crimes como associação criminosa, danos ao patrimônio e invasão.
As famílias iniciaram a ocupação por volta das 6h da manhã. A polícia iniciou a operação de despejo também pela manhã, mas retornou depois das 12h com forte aparato, com helicópteros, drones e alto contingente.
“Ao final da tarde nós conseguimos desmobilizar todos os invasores, sem nenhum disparo de arma de fogo, sem nenhuma violência, apenas convencendo os mesmos que estavam errados, e saíram do local”, afirma o tenente-coronel Sasinski.
A Polícia Militar também afirmou que a operação foi realizada para garantir a ordem e que a ocorrência foi resolvida “de forma pacífica, com a retirada das pessoas, seus pertences e veículos”.
Mais uma fazenda invadida
No domingo, 22/10, o MST invadiu mais uma fazenda agrícola de Santa Catarina, desta vez, no município de Major Vieira.
A Polícia Militar foi acionada e uma operação foi mobilizada até o local. O MST já tem uma área invadida nesta cidade, há vários anos.
Informações preliminares indicam que podem ocorrer confrontos nesta segunda-feira, 23/10.