Operação estabelece rotas para caminhões
No último dia 16, teve início em Bento Gonçalves a Operação Safra da Uva, que prioriza rotas para caminhões com carregamento de uva. Placas ao longo dos trajetos específicos foram colocadas para alertar os motoristas. A operação tem como objetivo manter a segurança e o fluxo do trânsito com sinalização durante o período de escoamento da produção.
Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Clóvis Bedina, o aumento substancial no tráfego de caminhões deve ocorrer a partir do mês de fevereiro. “Com a colheita atrasada, a nossa estimativa é que o pico de movimento ocorra entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março. Como temos duas unidades da Vinícola Aurora dentro do perímetro urbano, essa operação visa evitar transtornos para os motoristas da cidade”, destaca. A Vinícola Aurora disponibilizará espaço para estacionamento de caminhões que aguardam a descarga das uvas na rua Dr. Aguinaldo da Silva Leal e na antiga garagem da empresa Santo Antônio, as esquinas das ruas 13 de Maio e Vitória. Neste ano, a rua Dom José Barea ficará em meia pista para a passagem dos caminhões.
De acordo com o diretor, a Aurora ficará responsável pela lavagem asfáltica nas suas unidades urbanas, já que é comum o derramamento de mosto (um tipo de suco produzido pelo esmagamento da uva) nas vias do município. Bedina também acrescenta que, a partir de 2015, as caixas utilizadas para transportar a fruta não serão mais vazadas, o que deve evitar o derramamento nas ruas.
Outro fator que preocupa é que o calendário de volta às aulas coincide com o período da Operação Safra. “O trânsito deverá ficar ainda mais intenso e, por causa disso, pedimos aos motoristas calma, respeito e paciência para que tudo possa ocorrer da melhor forma”, recomenda o Bedina.
Um dos locais onde os motoristas devem ter mais atenção é no cruzamento das ruas Assis Brasil e 13 de Maio, no Centro. O local terá tráfego intenso de caminhões, além da perda de parte do estacionamento, que será de uso exclusivo aos caminhões que descarregam na unidade 2 da Aurora, durante a Operação Safra.
Rotas para caminhões
Destino: Unidade 1 – Rua Olavo Bilac – Cidade Alta
Origem:
Norte: (São Valentim, Tuiuty, Faria Lemos, Veranópolis, entre outros) acesso via RSC-470 até a Pipa Pórtico, rua Silva Paes, Olavo Bilac, rua Belém, rua São Caetano até o estacionamento.
Sul: acesso via RSC-470 até a Pipa Pórtico e segue a mesma rota de quem vem do Norte
Leste: (Farroupilha, São Pedro e Pinto Bandeira) acesso via RSC-444, Alameda Fenavinho, rua 7 de Setembro, rua Frederico A. Grando, Presidente Costa e Silva, rua Olinto F. de Freitas, avenida Planalto, rua Carlos Flores, rua Salgado Filho, rua Vitória, rua Belém, São Caetano até estacionamento.
Destino: Unidade 2 – rua São Paulo e Assis Brasil
Origem:
Norte: acesso via RSC-470 (entrada norte), rua Guilherme Fasolo, rua Arlindo Fasolo, rua Pedro Rosa, rua Fiorelo Bertuol e avenida São Paulo até a Vinícola Aurora.
Sul: acesso via RSC-470, Pipa Pórtico, Silva Paes, Olavo Bilac, rua Vitória, rua Belém, rua São Caetano até o estacionamento da Unidade 1.
Leste: acesso via ERS-444, avenida Castelo Branco, General Goes Monteiro, General Vitorino, rua Carlos Dreher Filho, rua Assis Brasil até a Vinícola Aurora.
Nordeste: Acesso via linha Burati, segue pela rua São Paulo direto à unidade vinícola
Nordeste: Acesso via linha Salgado, rua Joana Guindani Tonello, rua Mario Morassutti, rua São Paulo até a Vinícola Aurora.
Da unidade 1 para 2, através da rua 13 de Maio.
*Mais informações na secretária de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana: 3055 7117.
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.