Operação fiscaliza pousadas e alojamentos; crianças vulneráveis foram encontradas
“A nossa meta é garantir a qualidade das condições e o bem-estar dos trabalhadores e, também, dos cidadãos de nossa cidade. Este é um compromisso nosso”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, sobre a ação
A prefeitura de Bento Gonçalves iniciou, nesta quinta-feira, 19/10, uma operação integrada de acompanhamento continuado das condições de alojamentos, pensões e similares no município. De acordo com a prefeitura, a medida está sendo realizada para garantir que os locais atendam às exigências técnicas e legais e não sejam utilizados irregularmente para a hospedagem de trabalhadores de empresas terceirizadas.
A ação passou por diversos locais e foi realizada em conjunto com os agentes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Guarda Civil Municipal (GCM), das secretaria de Desenvolvimento, Saúde, Desenvolvimento Social e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).
“A prefeitura de Bento Gonçalves está criando um extenso plano de ação em conjunto com as demais autoridades locais. A nossa meta é garantir a qualidade das condições e o bem-estar dos trabalhadores e, também, dos cidadãos de nossa cidade. Este é um compromisso nosso”, destaca o prefeito Diogo Siqueira (PSDB).
No total, seis locais foram fiscalizados. Em um deles, foram encontrados três menores de idade (de 10 e 5 anos e um bebê de um ano) em situação de vulnerabilidade, sendo atendidos pelo Conselho Tutelar. Além de produtos irregulares, vendidos nas ruas, o local foi autuado.
Três estabelecimentos, com característica de alojamento, foram notificados para realizar adequações sanitárias e de alvarás. Eles terão sete dias para ajustar as inconformidades.