Operações ligadas a ocorrências no Tancredo Neves resultam em 12 prisões e diversas apreensões

Ao longo do mês de setembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3ºBPAT), intensificou as operações em Bento Gonçalves, especialmente na região do loteamento Tancredo Neves, no bairro Conceição. De acordo com o comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, as ações foram articuladas após a circulação de vídeos na imprensa local e estadual de homens portando armas e fazendo ameaças a facções rivais, que atuam no município. “Essas reportagens geraram grande repercussão na comunidade, motivo pelo qual a Brigada Militar intensificou ações de repressão à criminalidade”, explica o comandante. 

Nas últimas semanas, ocorrências de tiroteios, disparos contra residências e incêndios no loteamento levaram a Brigada Militar à realização de ações pontuais. Uma das principais ocorrências foi o assassinato de uma mulher de 49 anos, identificada como Maria de Lourdes Crestani Zagui – com antecedentes policiais por lesão corporal e maus-tratos. O fato aconteceu por volta das 3h de segunda-feira, 28/09, quando o Centro Integrado de Operações da Brigada Militar de Bento Gonçalves (CIOP) recebeu informações sobre uma mulher ferida por disparos de arma de fogo em sua própria residência, na rua Osvaldo Henrique Veríssimo. A vítima chegou a ser socorrida por familiares até o Hospital Tacchini, mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo informações de testemunhas, o fato aconteceu na residência da vítima, quando indivíduos invadiram o local e efetuaram os disparos contra a mulher. O local foi isolado pela Brigada Militar para o trabalho da perícia e a investigação sobre a autoria e a motivação está a cargo da Polícia Judiciária.


Foto: Eduarda Bucco
 

Como resultado da intensificação das ações na região, 12 pessoas foram presas e seis adolescentes apreendidos nas últimas semanas, conforme informações da Brigada Militar. Três dessas prisões aconteceram no loteamento Tancredo Neves e, as restantes, em outros bairros – mas ligadas aos acontecimentos naquela localidade. 

A maioria dos envolvidos nessas prisões tem entre 15 e 30 anos e possuem antecedentes por tráfico de drogas. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, 190 munições de diversos calibres, 115g de crack, 178g de cocaína e mais de 5kg de maconha. Ainda conforme a Brigada Militar, a investigação está sob responsabilidade da Polícia Civil e não se tem conhecimento se os presos pertencem a algum grupo criminoso. A Polícia Civil afirma que ainda não pode divulgar detalhes sobre a investigação.