Opinião: A pedagogia como espaço de atuação profissional

No dia a dia, a maioria das pessoas está acostumada a encontrar pedagogos e pedagogas atuando em espaços escolares – desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. No entanto, a Pedagogia é um curso que possibilita a atuação em diferentes espaços de trabalho, muito além do escolar. Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar e Pedagogia Empresarial são exemplos de espaços de atuação importantes e significativos. Num mundo globalizado e da informação, multiplicam-se espaços e tempos de aprender. Somos desafiados a estarmos constantemente aprendendo. O ofício do pedagogo é o de diagnosticar, planejar, acompanhar, mediar e avaliar aprendizagens com sujeitos em diferentes momentos e situações ao longo da vida. É a educação permanente ou educação ao longo da vida.

Ao finalizar o curso de Pedagogia, os estudantes cursam o Estágio III, momento em que são desafiados a escolher um espaço preferencialmente não escolar para atuarem, privilegiando espaços não previstos/ experimentados em situação supervisionada, que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimento e competências pedagógicas. Neste semestre, a estudante Geovana Vicentini Gomes, acadêmica de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Bento, realizou esse estágio, sob a supervisão da professora Terciane Ângela Luchese, com foco na Pedagogia Empresarial. Ela elaborou, aplicou e avaliou um projeto voltado para o tema “EU OU NÓS? O poder das boas relações no trabalho”, sendo desenvolvido em uma empresa de soluções de mobilidade reduzida, a Ortobrás Indústria e Comércio de Ortopedia LTDA. 

Devido à pandemia da COVID-19, as atividades aplicadas foram organizadas e planejadas de modo adaptado, para que fosse assegurada a saúde de todos os colaboradores da empresa. O estágio teve a duração de quatro semanas: na primeira semana, foi deixado na mesa de trabalho ou espaço em que atuam cada colaborador um cartão com mensagem motivacional; já na segunda semana foi promovida uma atividade on-line para todos os colaboradores da empresa, com o tema “EU OU NÓS? O poder das boas relações no trabalho”, com abertura da estagiária e palestra da convidada Dra. Marina Matiello; na terceira, os colaboradores do setor administrativo foram convidados a participar da campanha #IncentiveSeuColega, em que precisavam escrever mensagens ou palavras de agradecimento/motivacionais aos seus colegas; e nesta semana ainda foi promovida uma palestra presencial para os líderes da empresa com o tema “Liderança X Relações saudáveis no trabalho” com a Ma. Nívia Tumelero, diretora acadêmica da UCS; finalizando o projeto de estágio, na quarta semana, foi entregue a cada colaborador um cartão de agradecimento pela participação com um pequeno mimo. 

As atividades propostas tinham como objetivo principal incentivar os colaboradores a zelarem pelos relacionamentos saudáveis dentro da empresa, como também a questão da valorização profissional e pessoal, aspectos estes de suma importância para que possamos nos sentir melhores diariamente, afinal estamos vivendo com tantas tecnologias ao nosso dispor, com tantas tarefas a serem atingidas que muitas vezes esquecemos de olhar os pequenos gestos que outros seres humanos fazem para nós. Esquecemos de dar um sorriso ao outro, de tirar um tempo para dialogar com os nossos colegas, familiares, pais e filhos. Esquecemos de valorizar e aproveitar os momentos simples da vida. O projeto viabilizou olhar para si e para os outros, valorizando o cuidado, as boas relações, investindo na empatia e na cortesia para a boa convivência e produtividade. Boas empresas crescem quando seus colaboradores são valorizados e se sentem pertencentes, com relações saudáveis e promovendo formação continuada. 

Percebe-se, assim, que o curso de Pedagogia oferece uma formação ampla que permite ao pedagogo a atuação profissional nesses múltiplos espaços de aprendizagem e formação.
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também