Opinião: Cuidados redobrados com a pele em tempos de pandemia


 

A pele, o maior órgão do corpo, exerce muitas funções essenciais. Ela é uma importante barreira de defesa contra os agentes externos, regula a temperatura corporal e controla a perda de hidratação. Quando essa barreira de proteção está comprometida, a pele pode ficar sensível, irritada e seca. Por isso, uma rotina de cuidados regulares ajuda a proteger a pele e a reforçar esta barreira natural. 

Manter a pele, unhas e cabelos sempre limpos com o uso de água, sabão, sabonete e xampu são fundamentais para reduzir as chances de contágio do coronavírus, conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além disso, a higienização da pele no geral é extremamente importante, pois evita o acúmulo de poluentes e poeira, retira resíduos de maquiagem e reduz o acúmulo de oleosidade. 

Sendo assim, neste momento, é importante que se tenha um cuidado redobrado com a saúde da pele, pois, por conta do inverno e com o aumento da frequência das lavagens de mãos e o uso do álcool em gel, a barreira de proteção natural da pele tende a ficar prejudicada, deixando-a mais suscetível a lesões e infecções.

O mais importante, além de seguir todas as orientações necessárias em relação à prevenção do contágio do coronavírus, é cuidar da hidratação da pele. 

O uso de cremes, especialmente para as mãos, após lavá-las ou após o uso do álcool em gel, auxiliam na hidratação. Outra opção é usar sabonetes e álcool em gel que já contenham hidratantes na sua formulação, pois o número de alergias (dermatites) tem aumentado bastante por conta do ressecamento da pele. Atualmente, há uma gama de produtos cosméticos com ativos que auxiliam nessa hidratação, como vitamina C, vitamina E, ácido hialurônico, ureia, entre outros. Além disso, não se esqueça de beber bastante água, pois ela é fundamental para a hidratação da pele. 

Ainda, evite banhos muito quentes e demorados, pois, além de favorecerem o ressecamento da pele, podem causar oleosidade no couro cabeludo, descamação e caspa. Evite também o uso de buchas ou esfoliantes em excesso. Deixe o sabonete restrito para partes íntimas, axilas, pés e mãos. E dê preferência pelo uso de sabonete líquido no seu banho. 

Da mesma forma, o aumento da oleosidade da pele e do aparecimento de acne por conta do uso das máscaras e do atrito com a pele têm sido relatados neste momento. Por isso, evite passar as mãos no rosto, use cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele, tente manter uma alimentação equilibrada (com redução da ingestão de alimentos gordurosos e açúcares, por exemplo) e cuide da sua saúde mental, pois o estresse também pode afetar a pele. 

O uso de protetor solar é importante quando você se expõe ao sol, mas também quando fica em casa, pois a exposição da pele à luz visível das telas de celular, computadores e lâmpadas fluorescentes também pode causar danos, incluindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas na pele. 

A atuação do Fisioterapeuta Dermatofuncional se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde da pele, incluindo ações de prevenção, promoção e recuperação. Sendo assim, em caso de dúvidas, a busca por um profissional habilitado para cuidar da sua pele é muito importante. 

REFERÊNCIAS: Sociedade Brasileira de Dermatologia (disponível em: https://www.sbd.org.br/) e Conselho Federal de Fisioterapia. (disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3157).