Opinião – Planejamento e Gestão de Vendas


 

Vender é saber se relacionar, falar com o coração, com foco na ética.
Se pudéssemos adivinhar os anseios de nosso consumidor, estaríamos salvos. Nestes últimos anos, o cliente/consumidor mudou muito: está mais informado, mais ansioso e, por consequência, mais exigente.

A oferta de produtos ganhou a velocidade da luz, que é o que falta para muitas empresas. O Planejamento agora é diário e a Gestão das Vendas é a cada minuto e tudo pode mudar nosso desempenho. Planejar é não fazer voos cegos dentro de nossa área de atuação. A mudança nesse sentido exige um preparo da equipe com o foco em pesquisa de mercado e bons parceiros nessa luta diária. Planejar e vender têm objetivo fundamental: a sobrevivência das organizações, a sobrevivência de forma consciente até onde a empresa pode ir com seus negócios e levando seus produtos para outros limites da geografia, novos mercados, outras possibilidades de oferta e uma melhor exposição das marcas. 

Todos esses tópicos fazem parte de uma área comercial dinâmica e preparada para buscar o equilíbrio financeiro e um crescimento orgânico das organizações, gerando mais mercado de trabalho e impulsionando positivamente a economia de suas regiões. 
A Gestão de Vendas permeia muitos caminhos, principalmente a gestão interna das organizações, seja ela analógica ou digital. A mescla dessas duas formas de trabalho está chegando de forma contundente para a ampliação e aproximação com seus nichos de clientes. Ao longo dos últimos 24 meses, esse formato digital ganhou força, passando de On-line para All-line, ou seja, toda a empresa para todos os clientes, criando diversas plataformas de comunicação para não perder clientes. Esse modelo de negócio impactou seriamente a forma de conduzirmos a gestão das áreas comerciais. A grande vantagem foi o custo versus benefício, e também a oportunidade de aprender com os jovens que trabalham nessa área e que formaram novos negócios dentro de sua própria vibe.

A transformação das áreas comerciais em áreas digitais de negócios fez com que as empresas reconhecessem o papel de cada colaborador na busca de uma melhor performance na efetivação de negócios. O equilíbrio emocional conta muito nesse momento, pois a pressão por mais faturamento é uma constante, empurrando as empresas para fora da zona de conforto, deixando de serem compradas para serem vendidas.

Vale lembrar que as visitas pessoais ainda são poderosas na medida em que somos humanos e, principalmente, sinestésicos – precisamos do contato pessoal. Claro que tudo isso permeia um salário condizente com as funções, motivações e possibilidades de perspectiva de crescimento profissional dentro das empresas.

O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da UCS engloba todos esses aspectos da Gestão Comercial e seu Planejamento e propicia ao aluno conhecer as ferramentas e aplicá-las em seu dia a dia, formando gestores preparados para o exercício de suas funções nas organizações, acompanhados por uma equipe de professores/profissionais da área com larga experiência no ramo e que atuam no mercado.

Boas vendas!